Londrina, Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024 -  Busca

27/11/2014

Seti coordena programa de mobilidade com EUA

Reunião esclareceu exigências de documentos e critérios de seleção

Professores do Paraná poderão participar do programa de cooperação com o estado norte americano de Utah, nos Estados Unidos, para aulas de imersão de Português. Acordo neste sentido foi aprovado nesta quarta-feira (26), durante reunião realizada por videoconferência, na sede da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), em Curitiba). Participaram do encontro representantes das assessorias de Relações Internacionais das universidades estaduais paranaenses e da UFPR, além do representante da Secretaria de Educação de Utah, Jamie Leite. A reunião serviu para esclarecer dúvidas em relação às exigências de documentos e critérios de seleção.

O secretário João Carlos Gomes enfatizou que esta é uma primeira etapa da parceria que pode ter outros editais futuramente. "Além de promover este intercâmbio dos nossos professores lecionarem em Utah, queremos também receber professores dos EUA. Esta troca de experiência é muito importante e por isso queremos o envolvimento de todo o sistema de ensino superior do Paraná, tanto de nossas sete universidades estaduais, quanto de nossas parceiras UFPR e PUCPR", disse.

Para a coordenadora de Ciência e Tecnologia, Sueli Rufini, a chamada é uma oportunidade de crescimento profissional para os professores do Paraná que terão uma experiência importante de lecionar no exterior. Poderão se inscrever docentes de Pedagogia e Letras.

Critérios

A seleção dos profissionais será feita pela equipe do estado de Utah. Os professores aprovados permanecerão nos EUA pelo período de dois anos, podendo ser ampliado para três anos. Também participaram da videoconferência integrantes da equipe da Coordenação de Ciência e Tecnologia da Seti e o assessor de planejamento do ensino superior, Décio Sperandio.

As inscrições para participar do programa poderão ser feitas, de 1º de dezembro a 28 de fevereiro, nas Assessorias de Relações Internacionais das universidades estaduais, UFPR e PUCPR.