Londrina, Sexta-Feira, 29 de Março de 2024 -  Busca

27/11/2014

SINOPSE - A UEL NOS JORNAIS (27-11-2014 - Quinta-feira)

De acordo com as edições digitais dos jornais disponibilizadas no dia.

www.folhadelondrina.com.br

Amar, Beber e Cantar

Dir. Alain Resnais. Com André Dussollier, Caroline Sihol e Gérard Lartigau. Um grupo de teatro amador está ensaiando uma nova peça quando um boato triste abala a todos: George, amigo próximo da trupe, está gravemente doente. Último filme do grande Alain Resnais. Cine Com-Tour/UEL. Diariamente às 20h30. Sábados, domingos e feriados também às 16h. Legendado/Classificação 12 anos.

www.jornaldelondrina.com.br

Inscrições para bolsas de estágio na UEL terminam no domingo

Termina no próximo domingo as inscrições para bolsas de estágio curricular não obrigatório na Universidade Estadual de Londrina (UEL). São 290 vagas em quase cem setores, com início previsto a partir de janeiro de 2015. O valor da bolsa é de R$ 5,29 por hora mais auxílio transporte. Os estudantes interessados serão selecionados por meio de entrevista ou de prova. A seleção será realizada pelo diretamente nas unidades ou nos respectivos setores com vagas. Informações e inscrições diretamente no site da Central de Estágios do Governo (www.centraldeestagio.pr.gov.br) ou pelo e-mail da Central de Estágios e Intercâmbios (estagios@uel.br).

Segunda fase do Vestibular da UEL começa neste domingo

No próximo domingo, 9.056 ?sobreviventes? seguem na disputa por vagas nos cursos de graduação da Universidade Estadual de Londrina (UEL), na segunda fase do Vestibular 2015.

As provas são de Línguas, Literaturas e Redação, no domingo, e de Conhecimentos Específicos, na segunda-feira. Os candidatos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Visuais, Design Gráfico e Design de Modas, entre outros, terão mais um dia de avaliação: na terça-feira, eles fazem as provas de Habilidades Específicas.

Eram 21.619 inscritos na primeira fase do concurso, realizado em 2 de novembro. Aqueles que se saírem melhor na nova batalha ficarão com as 3.090 vagas nos 54 cursos de graduação da maior universidade estadual paranaense.

De acordo com a Coordenadoria de Processos Seletivos (Cops), serão oito locais de provas, a maioria deles no campus da universidade. Dos 9 mil estudantes na segunda fase, 6.268 farão as provas no campus.

A coordenadora da Cops, Cristina Bulhões Simon, afirmou que o Vestibular da UEL valoriza quem tem ?capacidade de leitura e de produção escrita?. Em vez de uma, a prova pode ter de duas a quatro redações, além das questões discursivas das avaliações de Conhecimentos Específicos.

?É uma prova que não se pauta na decoreba nem na pegadinha, mas não abre mão de um certo conteúdo. [O aluno] tem de ter um conteúdo escolar. Quem tem mais leitura tende a se sair bem?, afirmou.

As provas de Conhecimentos Específicos contêm 12 questões, divididas em três disciplinas ? quatro para cada uma. O curso de Psicologia, no qual o estudante Francisco Amim Losnak é um dos candidatos, pede questões de Biologia, Filosofia e Sociologia. E é a Biologia que mais preocupa ele. ?Para a primeira fase, não estava tão nervoso.?

Ele relatou que tem ?facilidade para escrever? e que Filosofia e Sociologia são familiares. ?São matérias que gosto mesmo e que sempre estudei por interesse?.

A estratégia para a reta final é ?[dar] uma revisada mesmo, de uma hora a uma hora e meia de estudo por dia?. Depois, estudar até sexta-feira e relaxar no sábado ?para não ficar muito nervoso na prova?.

Fábio Silveira

Coro da UEL participa de festival internacional

Com apresentações marcadas para amanhã e sábado, o Coro da Universidade Estadual de Londrina participa do XXI Festival Internacional de Corais de Criciúma (SC). No repertório, estão obras de Elgar, Stanford e Vivaldi, com regência de Regina Balan.