Londrina, Quinta-Feira, 18 de Abril de 2024 -  Busca

20/11/2014

AHC integra campanha de prevenção ao câncer de pele posssui-foto

Será realizado no próximo dia 29 de novembro, no Setor 4 do Ambulatório de Especialidades do HU (AHC), das 9 às 15 horas, a Campanha Nacional de Prevenção do Câncer de Pele. Com o objetivo de informar a população de Londrina e região sobre a prevenção e tratamento do câncer de pele, a Sociedade Brasileira de Dermatologia promove a campanha em todo o país em parceria com as Secretarias Municipais de Saúde dos municípios brasileiros.

A expectativa é que sejam atendidas no AHC, no Campus Universitário, mais de 500 pessoas. O foco da campanha é diminuir as chances de lesões mais sérias por meio do diagnóstico precoce. Os atendimentos serão gratuitos. A data foi criada a fim de solidificar as ações contra a doença, já tendo sido atendidas mais de 360 mil pessoas. Ao todo serão cerca de 4 mil médicos voluntários que irão atuar em 136 postos distribuídos pelo Brasil.

Serão realizados atendimentos simultâneos para análise, diagnóstico e posterior tratamento. Fazem parte da campanha hospitais públicos credenciados, postos de saúde e tendas montadas em pontos de grande circulação. Também estão previstas atividades educativas, como aulas expositivas sobre fotoproteção e sobre como suspeitar do Câncer da Pele. A iniciativa é certificada no Brasil como a maior campanha atendimento contra o câncer da pele do mundo, inserida inclusive no Guinness World Records.

Conforme informações da Sociedade Brasileira de Dermatologia o câncer da pele não melanoma é o mais prevalente no Brasil, com 134.170 novos casos previstos só em 2013, segundo estimativas do Instituto Nacional de Câncer (INCA). A doença é provocada pelo crescimento anormal e descontrolado das células que compõem a pele. Os tipos mais comuns são os carcinomas basocelulares e os espinocelulares. Vale lembrar que apesar da incidência elevada, o câncer da pele não-melanoma tem baixa letalidade e pode ser curado com facilidade se detectado precocemente.