Londrina, Terça-Feira, 16 de Abril de 2024 -  Busca

17/11/2014

Empresas Juniores comemoram resultados posssui-foto

Raquel e Tamara, da Business, de Administração: experiência e empreendedorismo

Neste mês de novembro, as Empresas Juniores, Business Consultoria (BC), do curso de Administração; e a ECAE-UEL (do curso de Ciências Econômicas) comemoram os resultados do trabalho inovador que busca a profissionalização dos recursos humanos, com foco no empreendedorismo. A Business completa 24 anos, sendo a primeira empresa júnior do Paraná. Já a ECAE está completando 15 anos.

A Business foi criada oficialmente em 8 de novembro de 1990. Segundo a atual presidente, Raquel Gonçalves Ferreira, centenas de estudantes já passaram pela experiência de fazer parte da Business, que conta atualmente com 28 membros. A empresa realiza atividades de consultoria como elaboração de plano de negócio e pesquisa de mercado.

A BC foi responsável por organizar o primeiro Paraná Junior, maior encontros entre as EJs do Estado. Atualmente realiza a Crescer - Feira de Estágio da UEL e a Semana de Administração da UEL (Semad). O grupo é coordenado pelo professor do Departamento de Administração, Hamil Adum Filho, e recebe apoio de outros professores na elaboração de consultorias e projetos.

Experiência

Segundo Joaquim Pedro Takahachi Romero, vice-presidente da ECAE, a missão maior de uma empresa júnior é “colocar a teoria aprendida na prática e desenvolver os membros das empresas”, além de “transformar o universitário em empreendedor”, afirma.

De acordo com o vice-presidente da ECAE, nos 15 anos de atividades, cerca de 300 estudantes tiveram a experiência de fazer parte da equipe, que atualmente é composta por 16 membros. Fundada no dia 2 de novembro de 1999, a EJ de Ciências Econômicas, realiza consultorias em fluxo de caixa, além de pesquisa de mercado. Os estudantes são coordenados pelo professor Renato Pianowski de Moraes, chefe do Departamento de Economia. A ECAE colaborou também com a organização do trote solidário dos ingressantes de 2014, realizou duas viagens para a Bolsa de Valores neste ano, além de participar da organização de diversos eventos.

Joaquim Romero conta que as duas empresas juniores realizaram atividades em conjunto, como uma pesquisa de mercado para a Ambev e para a Transline, além de arrecadação de alimentos e doação de sangue. As EJs ganharam também o prêmio de melhor “case” na categoria “Movimento Empresa Júnior Colaborativo”, no 5º Concentra – DF, realizado no mês de outubro, em Brasília.

Joaquim, da ECAE, de Economia, defende atuação conjunta das EJs

Em outubro passado, na 10ª edição do Paraná Júnior, a BC ganhou o prêmio de melhor case na categoria de prática interna, com o projeto sobre a organização da Feira de Estágios da UEL, denominado “Impacto na sociedade: interesses compartilhados entre os stakeholders da EJ em um empreendimento”. O trabalho foi escolhido também como o melhor case do evento.

Para a estudante, Laura Tâmara Romero, que veio do Paraguai para cursar Administração na UEL, poder fazer parte da Business significa formar uma família e também crescer muito. “Aqui não recebemos para trabalhar, mas também não pagamos nada para aprender muito”, afirma.

14h29 09/04/24 - Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  14h13 08/04/24 - Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  15h15 05/04/24 - Revista do Meio-Dia (UEL FM)