Londrina, Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024 -  Busca

31/10/2014

SINOPSE - A UEL NOS JORNAIS - (31-10-2014 - Sexta-feira)

De acordo com as edições digitais dos jornais disponibilizadas no dia.

www.jornaldelondrina.com.br

Vai fazer o vestibular da UEL? Confira as dicas e programe-se

Pouco mais de 21,6 mil vestibulandos farão a primeira fase de provas neste domingo. CMTU colocará 36 ônibus extras durante concurso

Tatiane Salvatico

No próximo domingo (2), mais de 21,6 mil candidatos farão as provas da primeira fase do Vestibular 2015 da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Será aplicada a prova de Conhecimentos Gerais, com 60 questões objetivas sobre Artes, Biologia, Filosofia, Física, Geografia, História, Matemática, Química e Sociologia.

Para dar conta de todo esse contingente, a UEL utilizará 563 salas em 28 locais de Londrina. No total, os vestibulandos concorrem a 3.090 vagas em 66 cursos de graduação, considerando turnos e habilitações.

Locais de prova

No total, são 28 locais de prova. No campus da UEL serão utilizadas 161 salas de aula em sete centros de estudos (CCA; CCH; CECA; CTU; CCB; CEFE e CESA 1 e 2). Os demais locais de prova são: Colégio Universitário; Colégio Maxi; Colégio Portinari; Universidade Norte do Paraná (Unopar) – Unidade Catuaí 1 e 2, Unidade Pizza 1 e 2; Centro Estadual de Educação Profissional Maria do Rosário Castaldi.

A prova também será aplicada no Colégio Estadual Professora Olympia Morais de Tormenta; Colégio Estadual Hugo Simas; Colégio Estadual Professor Vicente Rijo; Colégio Estadual Padre Wistremundo Roberto Perez Garcia; Colégio Estadual Marcelino Champagnat; Colégio Estadual Professora Maria José Balzanelo Aguilera; Colégio Estadual Professor Newton Guimarães; Colégio Estadual Antônio de Moraes Barros; Escola Municipal Doutor Joaquim Vicente de Castro; Instituto de Educação Estadual de Londrina (Ieel).

Como no ano passado, detentos da Penitenciária Estadual de Londrina (PEL) 1 e 2 farão as provas. Na PEL 1 são 42 inscritos. Na PEL 2 são 21 candidatos. Agentes penitenciários e servidores da Cops fiscalizarão a aplicação da prova.

Documentos

O candidato deve imprimir o Cartão de Inscrição e anexar uma foto 3x4 e a cópia do documento de identidade original nos locais indicados. É este documento que ele apresentará no dia da prova, juntamente com uma identificação original com foto.

“É importante lembrar que CPF e título de eleitor não serão aceitos, porque não têm foto. Os demais documentos originais com foto e dentro do prazo de validade serão aceitos”, informou a diretora pedagógica do Cops, Cristina Bulhões Simon.

Para resolver eventuais problemas, como perda de documentos e correção de dados do candidato, a Cops realizará plantão de atendimento neste sábado, (1º) das 9h às 11h30 e das 13h30 às 17h, e no domingo (2), das 8h30 às 11h.

Alimentos e água são permitidos

Segundo Cristina Simon, os candidatos poderão levar água e alimentos para as salas onde serão aplicadas as provas. “A orientação é que levem água em garrafas transparentes, sem rótulos e que os alimentos sejam leves, como frutas e barrinhas de cereais. Se alguém quiser levar alguma comida em recipientes plásticos, a orientação é que esse objeto também seja transparente.”

Cristina lembrou que, assim como está descrito no manual do candidato, não será permitido o uso de bonés, relógios e aparelhos celulares. “A pessoa até pode levar o telefone, mas os fiscais estarão orientados a desligarem e retirarem as baterias dos aparelhos para evitar qualquer tipo de problema.”

Concorrência

O curso mais concorrido é o de Medicina, com 99,71 candidatos por vaga (universal). Em seguida, aparece o curso de Engenharia Civil, com 31,14 candidatos por vaga (escola pública). O terceiro mais concorrido é o curso de Direito (noturno), com 27,69 concorrentes por vaga. Do total de 21.619 inscritos, 15.250 são do Paraná, sendo que destes 7.880 são de Londrina. Outros 6.369 são de outros estados do país, como São Paulo (5.482 candidatos), Mato Grosso do Sul (304) e Minas Gerais (157).

Trânsito

Todos os portões de acesso à UEL estarão abertos durante todo o período de vestibular. Cristina Simon reforçou que, por conta das obras de duplicação da PR-445, é importante que os candidatos sigam para os locais de prova com bastante antecedência. “Nossa orientação é que cheguem duas horas antes do início da prova. Todos os portões serão abertos às 13h20.”

A diretora da Cops ressaltou que os candidatos que farão a prova no campus da UEL devem se informar bem sobre o local de prova. “O campus é grande e tem diversos locais de prova. Seria interessante, para quem não conhece, consultar seu local de prova com um dia de antecedência para garantir um acesso tranquilo.”

A Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) disponibilizará 18 agentes para realizar as orientações no trânsito próximo aos locais de prova.

CMTU disponibiliza 36 ônibus extras durante o vestibular

No período do vestibular, 36 ônibus extras irão reforçar o transporte público na cidade. O diretor de Transportes da CMTU, Wilson de Jesus, explicou que, além de aumentar o número de carros que chegam até a UEL, as principais linhas que ligam os bairros ao centro da cidade serão reforçadas. “A ideia é oferecer mais opções aos candidatos para que eles possam se deslocar aos locais de prova com tranquilidade.”

Jesus garantiu que a lista completa com as linhas de ônibus que irão receber veículos extras durante o vestibular será divulgada nesta sexta-feira (31) no site da CMTU.

Cronograma

1ª Fase – 2 de novembro: Prova de Conhecimentos Gerais, com 60 questões objetivas sobre Artes, Biologia, Filosofia, Física, Geografia, História, Matemática, Química e Sociologia.

2ª Fase – 30 de novembro: Provas de Línguas, Literatura e Redação. 1º de dezembro: Conhecimentos Específicos. 2 de dezembro: Habilidades Específicas.

Divulgação do resultado do vestibular – ao meio-dia de 15 de janeiro no site da Cops.

www.folhadelondrina.com.br