Londrina, Quinta-Feira, 18 de Abril de 2024 -  Busca

23/10/2014

Gestores discutem Programa de Desburocratização posssui-foto

Reitora Berenice Jordão abriu o encontro que debateu ferramentas para agilizar processos

Pró-reitores, diretores de Centros de Estudos e de Órgãos Suplementares se reuniram nesta quinta-feira (23) para tratar do Programa de Desburocratização da UEL. A Pró-reitora de Planejamento, Nádina Moreno, apresentou programas de ações que buscam simplificar e agilizar os sistemas e processos internos da UEL.

Desde julho a Pró-reitoria de Planejamento (Proplan) tem recebido sugestões para implementar novas medidas. Segundo Nádina Moreno, foram apresentadas 156 sugestões, entre coletivas e pessoais, provenientes de diversas unidades. “Queremos eliminar trâmites para dar mais autonomia e agilidade para a todas as unidades”, definiu ela. Os pontos principais dessa primeira reunião foram compras, fluxo de projetos, prestação de serviços e Planejamento de Atividades Individuais do Docente (PLAID).

Na questão das compras, Marco Aurélio Mafra, diretor de Material da Proaf, falou sobre o processo de licitação e as possibilidades de compras coletivas entre os diversos órgãos e entre as Instituições de Ensino do Paraná (IES) para redução do número de licitações, que chegam a custar cerca de R$ 4 mil.

Sobre fluxo de projetos, a pró-reitora de planejamento, Nádina Moreno, destacou a possibilidade de dar autonomia para estudantes em projetos de pesquisa. A proposta está sendo discutida entre a Prograd, Proex e Proppg. Quanto ao tema do PLAID, ela afirmou que a medida é um instrumento de planejamento para os docentes, que visa facilitar as atividades que serão desenvolvidas pelos professores.

Gilberto Hildebrando, técnico em assuntos universitário da Proex, afirmou que a prestação de serviços é uma das modalidades da extensão universitária. Por meio do programa de atendimento à sociedade (PAS), projetos são elaborados para auxiliar nos serviços. Porém, para serem aprovados, atualmente, o projeto passa por 26 instâncias. A nova proposta é a redução para 16.