Londrina, Sábado, 20 de Abril de 2024 -  Busca

01/10/2014

Encontro de Iniciação Científica será aberto nesta quarta posssui-foto

Participantes farão avaliação da produção acadêmica das universidades

Será aberto nesta quarta-feira (1º) o 23º Encontro Anual de Iniciação Científica (EAIC), que registra 3.171 trabalhos inscritos, envolvendo um público de aproximadamente 3.500 pessoas, entre pesquisadores, professores, monitores e moderadores. A cerimônia de abertura será no Ginásio do Centro de Educação Física e Esporte (CEFE), no Campus da UEL, às 19h30, com palestra do professor Carlos Frederico Loureiro, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). São esperadas as presenças de reitores das Universidades participantes. O EAIC vai até sexta-feira (3), com atividades centralizadas no Campus Universitário.

Esta será a última edição com a participação conjunta de todas as universidades estaduais. A partir de 2015, cada instituição fará seu encontro individualmente. Os números finais de inscrições de trabalhos apontam para 2.961 apresentações orais e 210 em forma de paineis, informa a coordenadora da comissão organizadora, professora Vera Lúcia Cristóvão, do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas, do CCH.

Além das sete universidades estaduais (UEL, UEM, UEPG, Unioeste, Unicentro, UENP e Unespar) haverá trabalhos de alunos de três instituições convidadas: UTFPR – Campus de Londrina, Unifil e Unopar.

O encontro é um momento de balanço e avaliação das atividades de Iniciação Científica realizadas nas universidades, inclusive por parte do CNPq, que envia seus observadores. A participação é obrigatória para todos os alunos que participam de programas de bolsas. A UEL é a universidade estadual paranaense com o maior número de alunos bolsistas de IC – pouco mais de 800. O evento conta com o apoio do CNPq, Fundação Araucária, Governo do Estado e Caixa Econômica Federal.

Programação

A abertura será logo mais a partir das 19h30, com cerimônia de abertura, seguida de palestra. Logo após está prevista a apresentação de três bandas universitárias. Nesta quinta e sexta-feira serão realizadas apresentações de trabalhos, divididas por áreas de estudos.

Amanhã, das 11 às 13 horas, haverá mesas redondas temáticas sobre as oito grandes áreas do conhecimento, reunindo pesquisadores paranaenses. Na sexta, às 17 horas, os participantes poderão visitar a Feira de Inovação Tecnológica, que estará montada no ginásio João Santana, no CEFE.