Londrina, Sábado, 20 de Abril de 2024 -  Busca

01/10/2014

SINOPSE - A UEL NOS JORNAIS - (1-10-2014 - Quarta-feira)

De acordo com as edições digitais dos jornais disponibilizadas no dia.

www.folhadelondrina.com.br

Conflitos da memória

"Um discurso para minha avó", espetáculo solo da atriz Juliana do Espírito Santo, estreia neste fim de semana em Londrina

Encarar um monólogo é sempre uma experiência desafiadora para qualquer ator ou atriz. Não há companheiros em cena para dividir o palco, a interpretação a insegurança e a responsabilidade de agradar a plateia.

A atriz Juliana do Espírito Santo envereda pelo gênero no espetáculo "Um discurso para minha avó", que estreia nestas sexta-feira e sábado, às 20h, no T.O.U (R. Rio Grande do Sul, 75), em Londrina, com ingressos a R$ 16 e R$ 8 (meia-entrada).

Além de atuar, ela assina o texto e a direção da peça, que tem iluminação de Camila Fontes e Guilherme Mantovani. A montagem solo aborda os conflitos da memória com base nas lembranças e esquecimentos de uma garota em relação à sua avó e sua casa.

"Não é um relato autobiográfico, mas uma mistura que dá ênfase às ausências e leva para lugares desconhecidos", explica a atriz da Estúpida Cia de Teatro. A peça de 50 minutos é um desdobramento de uma cena de cinco minutos criada em 2012 quando ainda era aluna do curso de Artes Cênicas da UEL, onde formou-se Bacharel em Interpretação Teatral.

Paralelamente às atividades desenvolvidas nos palcos, que incluem pesquisas na área da performance, Juliana tem atuado no cinema, sendo protagonista dos curtas-metragens londrinenses "California Soul" (2013) e "Sylvia" (2012), ambos dirigidos por Artur Ianckievicz e realizados pela produtora Filmes do Leste.

Serviço:

Espetáculo "Um discurso para minha avó"

Quando - Sexta-feira e sábado às 20h

Onde - T.O.U (R. Rio Grande do Sul, 75, em frente ao Condor), em Londrina

Ingressos - R$ 16 e R$ 8 (meia-entrada)

Nelson Sato - Reportagem Local

www.jornaldelondrina.com.br

Conscientização no trânsito é importante, assim como sinalização adequada

O número de acidentes de trânsito em Londrina é, de fato, algo preocupante. Como pesquisadora do comportamento humano, gostaria de dar uma contribuição para as medidas a serem tomadas. Concordo com o diretor de trânsito da CMTU, Hémerson Pacheco, de que as multas não são suficientes para a mudança de alguns comportamentos. Em relação às campanhas de conscientização, essas podem trazer melhorias e são, com toda certeza, algo importante. Porém, além delas, acredito que algo fundamental é levar o contexto em consideração.

Em pesquisas voltadas para questões do trânsito publicadas no Journal of Applied Behavior Analysis, os pesquisadores levam em consideração não só o comportamento humano, mas também aspectos referentes ao contexto como as sinalizações, por exemplo.

Meus colegas da UEL, estudantes do quarto ano de Psicologia, realizaram uma pesquisa de observação voltada para a área do trânsito. Eles observaram que a frequência de conversões consideradas corretas foi maior em um local sinalizado (com um “pare” pintado no chão, indicando o local em que o carro deveria parar ao fazer a conversão) do que em outro local (e no mesmo horário) em que essa sinalização era ausente.

Também observo essa importância do contexto na esquina da Rua Montese com a Guararapes, onde moro. Toda semana, há pelo menos um acidente por ali. O último que presenciei envolveu uma pessoa de moto.

Percebi que havia uma sinalização de “pare” na Rua Montese pintada no chão, mas essa sinalização já é quase inexistente. Há também uma placa, mas os acidentes ainda continuam. Acompanhando uma colega de carro percebi que a visibilidade quando se está na Rua Montese é ruim. Ou seja, é complicado observar quem vem da Guararapes e calcular o tempo para atravessar ou fazer conversões.

Por mais que os motoristas aprendam na autoescola a como fazer conversões de forma correta ou que devem parar e dar a preferencial em ruas com determinadas características, os acidentes ainda ocorrem.

Comportamento é interação entre organismo e ambiente e, assim, levar em consideração aspectos não só do organismo, mas também do ambiente (nesse caso, sinalizações feitas na forma de placas, semáforos etc) é fundamental.

A conscientização, como já mencionei, é algo muito importante. Mas acredito que se os aspectos do contexto também forem levados em consideração os resultados podem ser mais satisfatórios.

*Marcela Roberta J. Zacarin é acadêmica de Psicologia na Universidade Estadual de Londrina

Engenharia Elétrica

Estão abertas as inscrições para a 6ª Semana de Engenharia Elétrica de Londrina (Seel), evento promovido pela 3E da Universidade Estadual de Londrina, marcado para os dias 16, 17 e 18. O objetivo é aproximar alunos, docentes e profissionais de Engenharia Elétrica, tendo como finalidade proporcionar um ambiente favorável à disseminação de novos conhecimentos, a interação sobre mercados futuros e mostrar o impacto social na área de Engenharia Elétrica. Mais informações pelo e-mail leonardoaugustoarruda@gmail.com ou pelo telefone (43) 9639-4783.