Londrina, Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024 -  Busca

27/09/2014

SINOPSE - A UEL NOS JORNAIS - (27-9-2014 - Sábado)

De acordo com as edições digitais dos jornais disponibilizadas no dia.

www.folhadelondrina.com.br

Anarquismo é tema de encontro em Londrina

"Quem quer, não a liberdade, mas o Estado, não deve brincar de Revolução." A frase, uma das mais citadas do ativista e teórico anarquista russo Mikhail Bakunin (1814-1876), sintetiza uma das bases do pensamento libertário, corrente surgida no século 19 e que até hoje inspira militantes do mundo inteiro.

Rival de Karl Marx, outro barbudo inimigo do capitalismo, Bakunin continua assombrando conservadores à direita e à esquerda do espectro ideológico. A comemoração de seu bicentenário gerou uma série de eventos pelo Brasil, sendo que o maior deles será um colóquio internacional marcado para novembro na USP.

No Paraná, o Coletivo Anarquista Luta de Classes (CALC) está coordenando encontros em algumas cidades. Hoje é o dia de Londrina receber os entusiastas da causa no evento "200 Anos Bakunin: O anarquismo organizado nas revoltas do presente", que acontece às 15h na Sala 108 do Centro de Letras e Ciências Humanas (CLCH) da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

A proposta do encontro "é fazer uma apresentação sobre a vida e militância de Mikhail Bakunin, expor suas concepções teóricas sobre transformação e organização social e discutir sua importância no anarquismo organizado e nas lutas populares de hoje", explica por e-mail uma das ativistas, que preferiu não se identificar alegando que as respostas às perguntas do repórter foram elaboradas coletivamente.

Guru antiautoritário, Bakunin opôs-se ferozmente a Karl Marx, com quem disputava a liderança dos trabalhadores. Enquanto seu adversário defendia a conquista do poder político pela classe operária, ele apregoava a abolição do Estado. "Se você pegar o mais ardente revolucionário, e investi-lo de poder absoluto, dentro de um ano ele seria pior que o próprio Czar", dizia.

"Ele defendeu a importância de que os anarquistas se organizassem política e ideologicamente para atuar como minoria ativa nos movimentos sociais", salienta a ativista do CALC. "Foi fundamental para a organização dos trabalhadores e para conquistas trabalhistas na Europa do século XIX. Teve grande influência também para os processos revolucionários ocorridos no México, Ucrânia e Espanha no século XX. Além disso, podemos perceber seu legado nas revoltas populares de junho e julho de 2013, momento em que o anarquismo voltou a ter destaque nos movimentos de massa."

O Coletivo Anarquista Luta de Classe foi fundado em 2010, integrando-se à Coordenação Anarquista Brasileira (CAB), que é composta por nove organizações no Brasil e com influência direta da Federação Anarquista Uruguaia (FAU). O evento em homenagem a Bakunin já teve edições em Curitiba, Maringá e Campo Mourão. Nos próximos meses, será realizado nas cidades de Foz do Iguaçu, Ponta Grossa e Cascavel.

Nelson Sato - Reportagem Local

Ludoteca

A Ludoteca, localizada no campus da Universidade Estadual de Londrina (UEL), está com inscrições abertas até o dia 20 de setembro para a Semana da Criança, que será promovida de 7 a 10 de outubro. O evento é destinado a crianças de 6 a 10 anos e aos alunos de licenciatura interessados em integrar oficinas de brinquedos e brincadeiras. O evento tem como objetivo incentivar a ludicidade por meio de brincadeiras e oficinas de construção e arte, além de divulgar as atividades do programa de extensão da Ludoteca e Projeto de Extensão Ludoteca em Movimento. Informações pelo fone (43) 3371-4283.

Cursos técnicos

O Colégio de Aplicação da Universidade Estadual de Londrina está com inscrições abertas até o dia 31 de outubro para os cursos técnicos em Enfermagem e Cuidados com a Pessoa Idosa. Informações na Rua Piauí, 720 ou pelo fone (43) 3371-6785.

Economia Ambiental

Estão abertas as inscrições até o dia 13 de novembro para a pós em Economia Ambiental, da Universidade Estadual de Londrina. Trata-se de um curso multidisciplinar e podem se inscrever graduados que comprovem a colação de grau até a data da matrícula. Mais informações podem ser obtidas na página de inscrições da UEL www.uel.br/cesa/economiadomeioambiente/ou pelo telefones (43) 3371-4315/ 3371-4375/ 3327-4848.