Londrina, Quinta-Feira, 18 de Abril de 2024 -  Busca

22/09/2014

SINOPSE - A UEL NOS JORNAIS - (21-9-2014 - Domingo)

De acordo com as edições digitais dos jornais disponibilizadas no dia.

www.folhadelondrina.com.br

Do virtual para o real

Artista plástico recorre ao financiamento coletivo para lançar seu primeiro livro de história em quadrinhos

Buscar recursos em um site de crowdfunding foi a alternativa encontrada pelo artista plástico Valter do Carmo Moreira para lançar o primeiro livro de histórias em quadrinhos desenhado e escrito por ele, intitulado "Inconcebível". "Trata-se de uma extensão do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) que fiz na Universidade Estadual de Londrina (UEL), onde estou me graduando em Artes Visuais. Como utilizo o HQ como forma de investigação poética e isso foge bastante do esquema comercial, optei por buscar apoio em um site de financiamento coletivo", argumenta.

Inscrito no site Catarse, até a última quinta-feira, Moreira havia arrecadado R$ 1.035,00 do total de R$ 8 mil que solicitou para lançar o livro. "Ainda faltam 20 dias e acredito que conseguirei chegar à minha meta até o dia 10 de outubro, a data limite estipulada pelo site. Com R$ 30 já é possível garantir antecipadamente um exemplar da obra impressa, mas as pessoas podem contribuir a partir de R$ 10 e todos que doarem algum valor ganham diversos brindes que vão desde o PDF do livro até páginas originais da obra e inclusão de seu nome nos créditos da publicação. Além disso, os colaboradores poderão acompanhar pela internet todo o processo de criação do livro", salienta.

O livro de estreia de Moreira narra a história de um casal de personagens que apesar de conviverem como namorados são vítimas da solidão causada pela falta de comunicação típica da vida moderna. "A maioria das pessoas está acostumada a ver a história em quadrinhos apenas como uma forma de entretenimento. Este livro vai mostrar que as HQs também podem ser usadas para levar os leitores a refletirem sobre temas mais complexos", afirma o artista plástico.

Interessados em colaborar com o projeto podem fazer doações por meio do link www.catarse.me/pt/inconcebivel. "As doações podem ser feitas de maneira rápida e prática. É uma forma de várias pessoas ajudarem a transformar um sonho em realidade", enfatiza.

Marcos Roman - Reportagem Local