Londrina, Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024 -  Busca

16/09/2014

23º EAIC será em outubro com 3.171 trabalhos inscritos

Com 3.171 trabalhos inscritos e envolvendo um público de aproximadamente 3.500 pessoas, entre autores de trabalhos, professores, monitores e moderadores das sessões de apresentação de trabalhos, será realizado no Campus Universitário, de 1º a 3 de outubro, o 23º Encontro Anual de Iniciação Científica (EAIC) das universidades estaduais do Paraná.

Ainda podem ser feitas, até a próxima segunda-feira, dia 22, inscrições para participar do EAIC na condição de ouvinte. O valor da inscrição é de R$ 35. O endereço do site é www.uel.br/eaic2014. O evento conta com o apoio do CNPq, Fundação Araucária, Governo do Estado e Caixa Econômica Federal. A Iniciação Científica é a modalidade de pesquisa acadêmica desenvolvida por alunos de graduação, através da qual eles têm oportunidade de entrar em contato, precocemente, com grupos e linhas de pesquisa em suas áreas de estudos.

Esta será a última edição do EAIC com a participação conjunta de todas as universidades estaduais. A partir de 2015, cada instituição fará seu encontro individualmente. Os números finais das inscrições de trabalhos são de 2.961 para apresentações orais e 210 em forma de paineis, informa a coordenadora da comissão organizadora, professora Vera Lúcia Cristóvão, do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas, do CCH. Além das sete universidades estaduais –UEL, UEM, UEPG, Unioeste, Unicentro, UENP e Unespar – haverá trabalhos de alunos de três instituições convidadas: UTFPR – Campus de Londrina, Unifil e Unopar.

O encontro é um momento de balanço e avaliação das atividades de Iniciação Científica realizadas nas universidades, inclusive por parte do CNPq, que envia seus observadores. A participação é obrigatória para todos os alunos que participam de programas de bolsas nesse âmbito. Existem bolsas do CNPq, da Fundação Araucária, bolsas de programas internos de cada instituição e bolsas de inclusão social que são voltadas para a Iniciação Científica. A UEL é a universidade estadual paranaense com o maior número de alunos bolsistas de IC – pouco mais de 800.

A programação prevê, para o dia 1º, às 19h30, a cerimônia de abertura, no ginásio João Santana, do Centro de Educação Física e Esporte (CEFE). Haverá palestra do professor Carlos Frederico Loureiro, da UFRJ, e, em seguida, apresentações de três bandas universitárias. A quinta (2) e a sexta-feira (3) serão dedicadas às apresentações de trabalhos, divididas por áreas de estudos. Ainda na quinta, das 11 às 13 horas, haverá mesas redondas temáticas sobre as oito grandes áreas do conhecimento, reunindo pesquisadores paranaenses. Também na sexta, às 17 horas, os participantes poderão visitar uma feira de inovação tecnológica que estará montada no ginásio João Santana.

Última edição do EAIC

Este será o último EAIC conjunto das universidades estaduais do Paraná porque o evento “ficou grande demais”, segundo a professora Vera Lúcia Cristóvão. O EAIC surgiu em 1991, numa iniciativa da UEL, UEM e UEPG, e depois foi recebendo a adesão das demais instituições. Havia um rodízio de sedes. “Um evento muito grande significa custos grandes. Para se ter uma ideia, no ano passado a UEL fretou 18 ônibus para levar seus alunos a Foz do Iguaçu”, acrescenta a professora. Embora existam apoios econômicos – como o da Caixa Econômica Federal – o ônus é grande para as instituições e para os próprios participantes que vêm de outras cidades e precisam se hospedar.

Outra razão para a mudança do formato: a avaliação que o CNPq faz de eventos como este, e que é levada em conta para a definição da quantidade de bolsas do ano seguinte, é feita individualmente, por instituição. “Na verdade, o Paraná é o único estado que faz o EAIC conjunto”, diz a professora Vera Lúcia.

Para ela, no entanto, o fato de o evento deixar de ser conjunto representa um prejuízo para os alunos. “O aluno não fica sabendo o que é que está sendo estudado em outras instituições. Isso é uma pena, ele não vê que um trabalho semelhante ao dele está sendo feito em outra universidade, perde um pouco a medida da importância do seu trabalho. Para amenizar essa perda, vamos tentar manter os anais, online, como uma modalidade coletiva. Ali estarão os resumos expandidos, de quatro páginas, de cada trabalho”, informa a coordenadora.

Professora Vera Lúcia Cristovão, coordenadora do EAIC: ao todo serão apresentados 3.171 trabalhos científicos de Universidades do Estado