Londrina, Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024 -  Busca

15/09/2014

Jogos inter atléticas reúnem atletas universitários de Londrina posssui-foto

Os Jogos Inter Atléticas de Londrina estão na 6ª edição

O último final de semana foi marcado pela abertura dos Jogos Inter Atléticas de Londrina (JIA), que ocorreu no Clube Canadá. O JIA é considerado o maior torneio esportivo universitário de Londrina e região, que além de atletas de Instituições de Ensino Superior, também reuniu as respectivas torcida e baterias, totalizando mais de 1.500 pessoas. Os jogos são organizados pela Liga das Atléticas de Londrina.

Foram realizadas competições nas modalidades coletivas (masculina e feminina), no caso futsal, basquete, handebol e vôlei tiveram disputadas sábado (13) e domingo (14). Os jogos continuam no próximo sábado, dia 20, com as modalidades individuais de judô, xadrez, tênis de mesa e atletismo. As provas de atletismo serão no Centro de Educação Física e Esporte (CEFE), no Campus Universitário.

Já na próxima semana, a partir do dia 26, no período noturno, terão início as disputadas de tênis de campo, na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB). No dia 27, vai ocorrer a competição de vôlei de areia, no Aterro do Igapó, e as disputas de tênis de campo prosseguem, na AABB. E ainda serão realizadas as semi-finais das competições coletivas no Clube Canadá. As finais de todas as modalidades da competição serão dia 28, domingo.

O evento reúne estudantes da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e Centro Universitário Filadélfia (Unifil). Ao todo 14 atléticas participam do evento: XXI de Agosto (Engenharias e Arquitetura UEL), Atlética de Esporte UEL, XV de Setembro (Administração, Economia, Contábeis e Secretariado Executivo UEL), 7 de Copas (Fisioterapia UEL), Ascof (Ceca UEL), I de Abril (Veterinária UEL), AAAFG (Medicina UEL), Atlética de Exatas UEL, I de Agosto (Medicina PUC), AAAE (Engenharia PUC), XXVI de Fevereiro (Direito PUC), AAASM (Direito UEL), IX de Novembro (Engenharia Unifil) e XXVII de Novembro (Engenharia UTFPR).

Mais informações sobre a 6ª edição dos jogos podem ser obtidas no site www.jialondrina.com ou pela na página www.facebook.com/ligadasatleticaslondrina.

JIA

Esta é a sexta edição dos Jogos Inter Atléticas de Londrina. A primeira foi promovida em 2010, quando foram realizadas duas edições da competição. A ideia de promover os jogos surgiu no final de 2009, quando algumas atléticas conversavam a respeito de realizar um campeonato universitário, com tempo reduzido, e aos finais de semana para que todos os estudantes tivessem a oportunidade de participar.

As Associações Acadêmicas Atléticas (AAA), ou simplesmente Atléticas, são organizações estudantis para o desenvolvimento do esporte universitário. Fundadas e geridas pelos próprios estudantes, as Atléticas têm por função organizar jogos universitários, prover condições para o treinamento de atletas e organizar a bateria oficial da torcida. Tais associações não possuem vínculo institucional com as universidades, reafirmando assim sua autonomia financeira e de gestão.