Londrina, Sexta-Feira, 29 de Março de 2024 -  Busca

29/08/2014

Entidades querem ampliar doação de sangue

A Câmara de Vereadores de Londrina realiza nesta segunda-feira (dia 1º) um encontro diversas entidades locais para definir estratégias para ampliar o número de doadores junto ao Hemocentro do Hospital Universitário (HU) da UEL, único banco de sangue público do município. A reunião começa a partir das 14 horas, na sala de sessões.

A sessão será coordenada pelo vereador Tio Douglas (PTB), autor da Lei n° 12.037/2014, sancionada em abril deste ano, que instituiu no calendário da cidade a Quinzena Municipal de Doação de Sangue. De acordo com a lei, a promoção deverá ser realizada anualmente nas duas primeiras semanas de junho.

Segundo o hematologista Fausto Celso Trigo, diretor do Hemocentro, são coletadas mensalmente 1,200 bolsas de sangue, que abastecem 14 hospitais públicos da região, mas a meta é alcançar 4 mil bolsas, número que atenderia todos os leitos públicos e também as entidades filantrópicas.

"Os hospitais são atendidos por um órgão particular e entendemos que também deveriam ser abastecidos pelo banco público de sangue do HU. Com a captação de mais doadores, poderemos atingir essa meta e abastecer todos os leitos públicos", explica Trigo.

De acordo com o diretor do Hemocentro, a instituição tem estrutura para captar até 2 mil bolsas de sangue/mês e caso a estratégia de ampliação do número de doadores apresente resultados, serão necessários mais recursos materiais e humanos, além de um novo espaço físico. "Já solicitamos apoio da Secretaria Municipal de Saúde e da 17ª Regional de Saúde, que possuem prédios no centro de Londrina. Estamos aguardando e contando com esse apoio para atingirmos a nossa meta", explicou Trigo.

Para a reunião da segunda-feira, além da Secretaria Municipal e da 17ª Regional de Saúde, foram convidados também representantes da Secretaria Municipal de Assistência Social; da UEL e superintendência do HU. Também deverão estar presentes representantes do Conselho Municipal de Saúde; da gerência regional do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE); do Serviço Social do Transporte e do Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat); do Serviço Nacional da Indústria (SESI) e do Serviço Social do Comércio (Sesc). A intenção é conversar com entidades representativas do empresariado para incentivarem o aumento do número de doadores entre os trabalhadores.

O hematologista Fausto Trigo lembra que, de acordo com o artigo 473 da Consolidação das Lei do Trabalho (CLT), o empregado que fizer doação voluntária de sangue terá direito a um dia de folga por ano, sem prejuízo da sua remuneração. Por isto, uma das iniciativas em andamento é a elaboração de um "certificado" para ser entregue às empresas que estimularem seus funcionários a participarem da campanha para aumentar o número de doadores de sangue. O documento que deverá ser atestado pela UEL, com o apoio da Câmara de Vereadores, deve contribuir para melhorar os indicadores de Responsabilidade Social das empresas e será entregue durante a Quinzena Municipal de Doação de Sangue, em junho do próximo ano.

O vereador Tio Douglas afirma que é grande a expectativa em relação à participação de órgãos públicos e empresariais na reunião desta segunda-feira. "As pessoas precisam entender que não precisam de nenhum recurso extra para doar sangue, basta a vontade de salvar vidas. Além disso, a própria CLT incentiva os trabalhadores para essa participação que precisa ser estimulada", lembrou o vereador.

(Com informações da Assessoria de Imprensa da CML)