Londrina, Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024 -  Busca

22/08/2014

UEL apresenta plano de metas na Câmara de Londrina posssui-foto

Reitora elencou ações desencadeadas nos primeiros 60 dias de mandato

Os vereadores de Londrina conheceram nesta quinta-feira (21), o planejamento e as ações estratégicas para os próximos quatro anos da Universidade Estadual de Londrina, nas áreas acadêmica e administrativa. A reitora Berenice Quinzani Jordão, acompanhada de Pró-reitores, diretores e responsáveis por algumas das unidades da Universidade, apresentou um relato sobre números, ações, projetos e programas que estão sendo implementados e que buscam consolidar a UEL como uma Instituição de Ensino Superior de excelência, inclusive internacionalmente. A apresentação foi feita no plenário da Câmara de Londrina, atendendo convite feito pela vereadora Lenir de Assis.

Além do plano de metas para o quadriênio 2014/2018, a reitora demonstrou números e rankings que colocam a UEL no topo das Instituições Públicas do país. Berenice Jordão contextualizou o volume de professores titulados, com doutorado e mestrado, índice que chega a 93% na UEL, e muito acima do exigido pelo Ministério da Educação, que é de 30%. Segundo relatou, em 43 anos de atividades a Universidade entregou ao mercado de trabalho nada menos do que 67.438 profissionais de todas as áreas.

“Temos responsabilidade de dar respostas, porém temos a certeza do sucesso pela qualidade de nossa equipe técnica e também pelo apoio da sociedade, a começar por esta casa”, afirmou a reitora, em seu pronunciamento aos vereadores londrinenses. A reitora da UEL informou ainda que o trabalho para os próximos anos está também apoiado na potencialização de algumas grandes ações desencadeadas ainda em 2010, na gestão da reitora Nádina Moreno - atualmente respondendo pela Pró-reitoria de Planejamento (Proplan) - e em equipe em que Berenice Jordão fazia parte como vice-reitora. Resultado deste trabalho pode ser observado no Campus Universitário onde, no momento, 12 novas obras estão em andamento, totalizando mais de 15 mil metros quadrados de área construída e que deverão consumir, até a conclusão, aproximadamente R$ 27 milhões.

Outros R$ 55,8 milhões já estão empenhados para obras futuras, garantindo um suporte para o crescimento da Instituição.

Ainda de acordo com a reitora, uma amostra clara do papel da Universidade no crescimento de Londrina pode ser mensurada pelo volume de eventos, congressos e seminários científicos realizados pelos cursos de graduação e pós-graduação. No ano passado foram realizados nada menos do que 668 cursos e eventos, com participação, em média, de 750 pessoas em cada um deles. “Isto contribui com o desenvolvimento regional e demonstra que estamos sintonizados, dando respostas à sociedade”, afirmou.

Também no final do ano passado foi restabelecido e reestruturado o Conselho de Interação Universidade Sociedade (CIUS), órgão consultivo que tem o objetivo de ouvir demandas e prestar contas dos projetos e programas desenvolvidos internamente. Na próxima segunda-feira (25), a nova Administração realizará a primeira reunião do CIUS, com o objetivo de mostrar as ações já desencadeadas nos primeiros 60 dias na UEL.

Ao final, a reitora da UEL fez um balanço dos primeiros dois meses de sua gestão, completados no último dia 10 de agosto. Neste tempo, a administração participou das negociações que resultaram na regulamentação das cargas horárias diferenciadas, uma reivindicação de quase mil agentes universitários que se enquadravam nesta categoria. Além disso, houve a escolha do novo prefeito do Campus Universitário por meio de uma consulta junto aos servidores da PCU.

Ainda entre as ações da nova gestão na UEL, a reitora enumerou que no mês passado houve a discussão e atualização para os planejamentos institucionais referentes ao PEI (2015-2018) e ao PDI (2020), ao programa institucional de desburocratização de processos e procedimentos (PIDPP) e aos processos seletivos de relotação (PSR); que foi iniciado o projeto de criação do Sistema de Informação para Gestão Universitária (SIGU) e a nova sistemática para solicitação de novos projetos de espaço físico: que a Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PROPPG) está organizando o Encontro Anual de Iniciação Científica (EAIC 2104), que será realizado em outubro na UEL reunindo mais de 3,7 mil estudantes e professores universitários; e que, paralelamente, foram elaborados projetos para obtenção de financiamento junto à Fundação Araucária para a iniciação científica e a pós-graduação Stricto sensu.

Também, segundo a reitora, foram aprovadas 12 propostas no Proext, programa do Ministério da Educação, totalizando cerca de R$ 2,2 milhões de recursos, e estudos para obtenção de recursos específicos para bolsas de extensão, uma iniciativa inédita. Hospital Universitário

Além da reitora Berenice Jordão, a diretora superintendente do Hospital Universitário (HU) da UEL, Beth Ursi, também apresentou informações atualizadas da unidade, apontada como referência regional. Ela esclareceu que o HU é o único de Londrina 100% SUS e que o grande desafio é equilibrar o trabalho de atender paciente, promover a formação de mão de obra especializada na área da saúde, bem como produzir novos conhecimentos e tecnologias. A superintendente apresentou dados importantes do hospital que tem 313 leitos e 7 centros cirúrgicos. Por dia, circulam pelos corredores do HU e do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da UEL nada menos do que 8 mil pessoas.

Diretora Bete Ursi revelou dados do hospital, considerado referência regional

Toda esta estrutura e investimento colocam o Hospital Universitário como referência em alta complexidade em todas as áreas da saúde. Para atender estas necessidades o HU conta com estruturas especializadas como a Unidade de Queimados, Central de Captação de Órgãos, além de ser o hospital referência em diversas ações de saúde pública paranaense.