Londrina, Quinta-Feira, 28 de Março de 2024 -  Busca

20/08/2014

Congresso de Esporte atrai cerca 380 inscritos posssui-foto

Participantes vieram de todo o país. Programação terá 10 mesas redondas e 93 trabalhos

Cerca de 380 pessoas participam do XIII Congresso Brasileiro de História do Esporte, Lazer e Educação Física (CHELEF), que tem como tema central “Esporte, Lazer e Educação Física: naturezas históricas na relação entre o Estado e a Sociedade”. O evento começou nesta terça (19) prossegue até sexta-feira, com atividades no Centro de Esporte e Educação Física (CEFE) e Anfiteatro do Centro de Estudos Sociais Aplicados (CESA).

O evento conta participantes de todas as regiões do país, apresenta 10 mesas redondas e 93 trabalhos. O Congresso é bianual e tem o objetivo aprofundar a discussão de temas ligados ao esporte, lazer, dança, jogos, lutas e demais práticas e atividades físicas. Ao todo serão 10 eixos temáticos, que vão abordar tópicos como a História da Educação Física; Saúde, discursos e práticas corporais; História do futebol; História das práticas corporais de aventura; e História do lazer e das manifestações populares.

O evento é realizado pela primeira vez na UEL. Segundo a professora Bárbara Schausteck de Almeida, do Departamento de Educação Física e membro da comissão organizadora do evento, o congresso oferece uma visão que vai além do lado prático da educação física.

“É uma oportunidade ímpar para os alunos terem contato com pesquisadores que estudam a história e a contextualização do esporte, lazer e educação física”, afirma.

O evento é uma realização do Departamento de Educação Física e de Estudos do Movimento da UEL e do Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física UEM/UEL. Toda a programação do CHELEF está disponível no site http://www.uel.br/eventos/chelef/programacao.html