Londrina, Terça-Feira, 16 de Abril de 2024 -  Busca

20/08/2014

Inovatec 2014 termina com novas parcerias posssui-foto

Além de aproximar academia e indústria, feira estimulou o empreendedorismo

Com foco no empreendedorismo do setor produtivo, a Feira Paranaense de Inovação Tecnológica (Inovatec Regional Londrina 2014) terminou nesta terça-feira (19) com números positivos, referentes a público e de prospecção de novos negócios. Avaliação dos organizadores é de que, durante dois dias consecutivos, a feira conseguiu derrubar os muros que separam empresários e pesquisadores. A feira foi uma iniciativa da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI), em parceria com a Universidade Estadual de Londrina, por meio da Agência de Inovação Tecnológica (AINTEC).

“A Inovatec cumpriu o compromisso de fortalecer a integração entre a UEL e o meio empresarial”, apontou a professora Graça Maria Simões Luz, assessora da Aintec. Para ela, os workshops foram o espaço de encontro entre a academia e as empresas. Conforme avaliação da professora, a Universidade tem condições de oferecer apoio tecnológico para os projetos de interesse das empresas. “Os pesquisadores e alunos da UEL apresentaram todo o potencial tecnológico e de pesquisa, inclusive com soluções práticas capazes de suprir as demandas do mercado”, disse.

Além de promover o contato entre o meio acadêmico e a indústria, a feira ainda serviu para estimular inúmeras parcerias. Portanto, Graça também chamou atenção para os resultados práticos das mesas-redondas. É o caso da mesa-redonda “Fomento e Financiamento para Empresas”, que informou os empresários sobre oportunidades e facilidades de financiamentos, inclusive com a presença da Fundação Araucária, organização privada de interesse público que apóia o desenvolvimento Científico e tecnológico do Estado do Paraná.

Por outro lado, para os alunos a feira foi uma oportunidade única de aprendizagem, em função do estímulo para a valorização do empreendedorismo. “É a forma mais direta deles perceberem que empreender e inovar realmente vale a pena”, constatou Graça Maria.

Também já recebem as edições regionais da Inovatec este ano as cidades de Ponta-Grossa e Guarapuava. A próxima edição será realizada em Cascavel.

Além da SETI, Aintec e Pró-reitoria de Extensão (PROEX) da UEL, a Inovatec Londrina contou com apoio da Associação Comercial e Industrial de Londrina (ACIL), Prefeitura de Londrina, Fundação Araucária, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Instituto Federal do Paraná (IFPR), Pontifícia Universidade Católica (PUCPR), além do Londrina Convention Bureau, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Agência Brasileira de Inovação (FINEP), Instituto de Desenvolvimento de Londrina (CODEL).

14h29 09/04/24 - Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  14h13 08/04/24 - Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  15h15 05/04/24 - Revista do Meio-Dia (UEL FM)