Londrina, Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024 -  Busca

14/08/2014

Inovatec aproxima universidade e setor produtivo

Encurtar o caminho entre a universidade e as empresas, apostando em um ambiente de informação, visando a prospecção de novos negócios. Estes são os objetivos da Feira Paranaense de Negócios em Inovação entre Empresas e Universidades (Inovatec/Londrina), que será realizada nos dias 18 e 19 de agosto, no Hotel Sumatra. A feira, realizada pelo segundo ano na cidade, focará setores estratégicos, considerando características regionais. A programação prevê palestras e rodadas de negócios, uma iniciativa da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI), juntamente com a Aintec/UEL e parceiros como CODEL, UTFPR, IFPR, PUCPR campus Londrina, SENAI Londrina, EMBRAPA, Londrina Convention Bureau, SEBRAE e ACIL.

A coordenadora técnica do evento, professora Cristianne Cordeiro Nascimento, afirma que ainda existem empresas que trabalham produtos sem qualquer pesquisa ou preocupação com a estratégia mercadológica. “A inovação é capaz de desenvolver uma empresa mais competitiva, por isso, é preciso pensar esta característica como estratégia de negócio”, salienta.

A professora explica que eventos como a Feira de Inovação potencializam instituições de pesquisa. “Para a universidade é importante que a pesquisa saia dos laboratórios e chegue à sociedade. Somos um dos primeiros em geração de papeis (artigos científicos) e estamos somente no 63º lugar quando se fala em inovação. Produzimos muita pesquisa, mas para que ela seja implementada, ainda há uma distância muito grande”, observa.

Realidade local

A programação da feira focará as demandas mapeadas pelo setor produtivo da região. Segundo a coordenadora científica do evento, Graça Maria Simões Luz, todas as ações buscam aproximar a pesquisa das instituições à iniciativa privada, partindo da necessidade da indústria, comércio e serviços e potencializando o conhecimento gerado. Para tanto, as instituições participantes irão colocar à disposição dos empresários estandes em que serão apresentados projetos e protótipos resultantes de pesquisas realizadas ou em andamento passíveis de cooperação e de transferência de tecnologia.

Graça conta que serão realizados no dia 19, a partir das 14 horas, Workshops Tecnológicos divididos por seis grandes áreas: Saúde e Bem Estar; Eletroeletrônica; Alimentos; Tecnologia da Informação e Comunicação; Têxtil e Confecções e Higiene Pessoal; Perfumaria e Cosméticos nos quais participarão pesquisadores que apresentarão as suas linhas de pesquisa e empresários as potenciais demandas do setor específico.

Além disso, serão promovidas palestras estratégicas para os negócios. Entre os convidados estão Patricia Moreira, gestora de Ciência na Diretoria de Pesquisa Avançada da Vice-Presidência de Inovação da Natura e Katiane Gouvea, gestora do Programa Design Export APEX.

Serviço:Feira Paranaense de Negócios em Inovação entre Empresas, Centros de Pesquisa e Universidades (Inovatec-Londrina). Dias 18 e 19 de agosto; 14 às 21horas; Hotel Sumatra.