Agência UEL de Notícias
    Londrina, Sexta-Feira, 29 de Março de 2024 -  Busca   

 · Agência UEL de Notícias  · Jornal Notícia
14/08/2014  

SINOPSE - A UEL NOS JORNAIS - (14-8-2014 - Quinta-feira)

De acordo com as edições digitais dos jornais disponibilizadas no dia.

Agência UEL

www.folhadelondrina.com.br

Contadores de Histórias

O 4º Encontro de Contadores de Histórias de Londrina tem continuidade hoje com variadas atividades. Às 8 horas será realizada a oficina "A Música ao Alcance das Mãos", conduzida por Cristiano Meirelles na Casa de Cultura da UEL/Divisão de Artes Cênicas (Av. Celso Garcia Cid, 205). Às 14 horas, no mesmo local, Paulo Henrique Sant’Anna apresenta o espetáculo "De Canto em Canto, de Conto em Conto". Esse mesmo espetáculo será atração, às 20 horas, no Teatro Zaqueu de Melo (Av. Rio de Janeiro, 413).

Arte na Educação Básica

A Universidade Estadual de Londrina (UEL) sedia nos dias 14 e 15 de agosto o 8º Seminário de Arte e Ensino de Londrina – O Cotidiano das Artes na Escola: e você o que faz? O seminário prevê palestras, minicursos e comunicações sobre produção do professor de Arte da Educação Básica. As inscrições podem ser feitas até o primeiro dia do evento. A iniciativa busca valorizar a atividade da educação, com o objetivo de contribuir para a atualização dos conhecimentos em Arte, além de promover trocas de experiências. Informações no www.uel.br/eventos/arteuel .

Infância

Terminam no dia 15 de agosto as inscrições para o 2º Seminário sobre Infância, Educação Infantil e Profissionalização docente: oficinas pedagógicas na educação infantil - http://www.uel.br/portal/?pagina=eventos.php . O evento será realizado de 25 e 27 de agosto, na sala 683, do Centro de Educação, Comunicação e Artes (Ceca), no campus da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Informações pelo fone (43) 3371-4338.

Evento de economia promove consumo consciente

A necessidade de se aderir ao consumo consciente para equilibrar o orçamento familiar, ainda mais em um ano de altas taxas de inflação e de juros no País, foi o tema do Entenda de Economia deste ano, quinta edição do evento que busca aproximar a população da educação financeira. Em Londrina, profissionais e alunos da Universidade Estadual de Londrina (UEL) distribuíram cartilhas no Calçadão e deram orientações e dicas de investimentos na manhã de ontem, para também marcar o Dia do Economista.

Entre as premissas do consumo consciente estão a avaliação dos impactos do consumo, a necessidade do bem, a capacidade de pagamento e a possibilidade de poupança. O professor de economia da UEL Azenil Staviski afirma que o consumidor se endividar é comum, mas desde que dentro de um planejamento e da capacidade de pagamento. "Às vezes as pessoas se endividam com futilidades e não com um bem que traga bem-estar à família, como um fogão ou uma casa."

A facilidade do crédito dos últimos anos fez com que uma nova parcela da população tivesse acesso a compras parceladas e aos cartões de crédito, que cobram a maior taxa de juros anual, de 238,67% ao ano, segundo a Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac). Como resultado, houve aumento da inadimplência, que traz preocupações principalmente a pessoas de baixa renda, que precisam do nome limpo para novas compras. "Às vezes, esse descontrole prejudica a pessoa na convivência familiar, no trabalho e causa até depressão", diz Staviski.

Problema que faz com que muitas pessoas tenham receio de buscar ajuda. "Vi que muita gente tem vergonha, não pergunta nada e só quer a cartilha, mas é mais uma questão de desconhecimento sobre o tema, porque economia não é simples", diz o estudante do primeiro ano de economia Juan Mendes, que participou do evento.

O Entenda de Economia também serve para que estudantes possam aplicar os conhecimentos que recebem em sala à vida prática e é uma oportunidade de tornar conhecida a Ecae-UEL Empresa Júnior de Economia, que presta serviços de consultoria a pequenos e médios empresários. O evento é coordenado pelo Corecon.

Escola da vida

A aposentada Maria Candida do Nascimento teve, na cartilha que pegou ontem no Calçadão, o primeiro encontro com as teorias financeiras. "Tive contato com isso na escola da vida, mas nunca tive uma aula. Aprendi com as dificuldades", afirma, ao completar que evita dívidas e economiza porque foi assim que conseguiu tudo o que tem.

Para o balconista Douglas Kodoma, o Entenda de Economia foi a chance de tirar dúvidas sobre investimentos. "Os bancos gostam de vender produtos para a gente que quer guardar parte do salário e é bom ter orientação, para que, como leigo, eu não seja enganado."

Serviço

A cartilha do Entenda de Economia está disponível no site www.coreconpr.org.br

Fábio Galiotto - Reportagem Local

www.jornaldelondrina.com.br

HU é eleito referência para atender casos de Ebola no Norte

Secretaria de Estado da Saúde definiu protocolo para casos suspeitos da doença. Surto já matou mais de mil pessoas na África

Os procedimentos para diagnóstico, isolamento e notificação estão entre as orientações do protocolo definido pela Secretaria de Estado de Saúde (Sesa) para o atendimento aos pacientes com suspeita de Ebola no Paraná. No norte do Estado, o Hospital Universitário (HU) de Londrina é a unidade de referência no atendimento na macrorregião.

Representantes da 17ª Regional de Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde, dos hospitais locais e de outras entidades receberam as orientações por videoconferência ontem, no Hospital Zona Sul. O protocolo reproduz as medidas adotadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

De acordo com a chefe de vigilância epidemiológica da 17ª Regional de Saúde, Ana Paula Guimarães dos Santos, a Sesa elegeu sete hospitais no Paraná como referência no atendimento a casos suspeitos. Em Londrina, a princípio, quem assume esse papel é o HU. “Mas isso ainda será melhor discutido, porque essa é uma situação nova para todo mundo.”

Mesmo assim, todas as unidades de saúde da cidade devem estar preparadas para detectar um caso suspeito. “O paciente pode procurar qualquer serviço de saúde. A equipe faz a suspeição de caso e já aciona o Samu [Serviço de Atendimento Móvel de Urgência], que então vai transferir para o HU. Isso vale para toda a nossa macrorregião, não só a região da 17ª”, conta Ana Paula.

A partir da suspeita, segundo ela, o paciente será imediatamente isolado e já será feita a notificação ao Ministério da Saúde. “Tão logo seja notificada a suspeita, o ministério vai dispor de uma equipe para vir à cidade, para que a condução seja feita em conjunto entre Município, Estado e governo federal.”

Suspeita

Dois casos já foram considerados suspeitos em Londrina, uma mulher que veio da Angola e um idoso do Togo. Apesar de não serem provenientes dos países onde há surto de Ebola nem terem tido contato com pessoas contaminadas, os casos foram tratados com cautela e ambos foram descartados.

“Vamos acompanhar os casos registrados na África. Por enquanto, os países em surto são Libéria, Nigéria, Guiné e Serra Leoa. A vigilância epidemiológica tem um papel importante nessa tarefa”, afirma Ana Paula. Juntos, os quatro países já registraram mais de mil mortes.

A chefe da 17ª Regional, Teresinha de Fatima Sanchez, ressalta que só é considerado suspeito de Ebola o paciente que esteve na África. “Mesmo que não apresente todos os sintomas, se tiver febre ou sangramento e tiver vindo da África já é considerado suspeito.”

Segundo ela, entre as orientações repassadas pela Sesa estão os exames que devem ser pedidos para o diagnóstico diferencial, que é feito por processo de eliminação. O exame que vai confirmar a contaminação por Ebola será feito apenas pelo Instituto Evandro Chagas, no Pará.

“A manipulação de fluidos suspeitos exige uma tecnologia adequada”, justifica Teresinha. “O material coletado será levado em caixa térmica fechada, de helicóptero.”

Juliana Gonçalves

UEL oferece curso de inglês para proficiência a acadêmicos

Projeto do governo estadual tem como objetivo preparar a comunidade acadêmica para a internacionalização do ensino e pesquisa

A Universidade Estadual de Londrina (UEL) começou a oferecer o projeto de extensão Paraná Fala Inglês, do governo do Estado, voltado a alunos, professores e servidores das instituições de ensino superior (IES) estaduais. Ontem, a primeira turma de 20 alunos - das 150 vagas previstas para a UEL até o final de 2015 – começou as aulas, voltadas especificamente para o teste de proficiência do TOEFL iBT, reconhecido internacionalmente e aceito nas universidades no exterior.

Segundo uma das coordenadoras pedagógicas do curso, a professora do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas Viviane Bagio Furtoso, o projeto tem a finalidade de preparar a comunidade acadêmica para a internacionalização do ensino e pesquisa. “Com a criação de políticas oficiais de bolsas de estudos para intercâmbios, o governo federal começou a oferecer o Inglês Sem Fronteiras para universidades federais. Mas não atingia as IES estaduais, por isso o governo estadual resolveu criar um programa semelhante.” O curso é totalmente financiando pelo Fundo Paraná, da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), inclusive os notebooks que estão sendo adquiridos para atividades on line. Os alunos só precisam comprar o livro usado no curso.

Segundo a professora, 726 pessoas se inscreveram para essa primeira fase somente na UEL, após a publicação do edital de chamamento, cujo requisito principal era ter o inglês básico. “Dessas, 300 fizeram testes de nivelamento e 199 foram aprovadas. Nessa primeira fase, chamamos 102 para o curso intermediário e 41 para o pós-intermediário. Deixamos 56 como suplentes, que poderão ser chamados já na segunda semana, já que não queremos vagas ociosas”, explica.

São oito turmas no total e cada uma delas terá 120 horas/aula por semestre, sendo 80 horas presenciais e 40 com atividades a distância. “As turmas terão quatro horas/aula semanais e, no restante do tempo, estarão desenvolvendo textos orais e escritos através de ferramentas de própria internet”, diz Viviane.

Para o técnico administrativo Dolival Campelo da Silva, 52 anos, o projeto veio na hora exata. “Estou fazendo mestrado em Políticas Públicas e um dos pré-requisitos para a conclusão do mestrado é o exame de proficiência em inglês.” Ele calcula que terá o tempo exato para estudar e fazer o TOEFL, já que terá que finalizar o mestrado no início de 2016. “Eu já estava pensando em como fazer para estudar quando abriram as inscrições.” Segundo Silva, o fato de o governo estadual subsidiar o curso também foi bem-vindo. “Um curso preparatório para a proficiência acadêmica, que é bem diferente do curso de inglês comum, sairia por uns R$ 2 mil.”

Telma Elorza

Osuel interpreta Purcell, Vivaldi e Bach na Catedral

Purcell, Vivaldi e Bach estão no programa do concerto que a Orquestra Sinfônica da UEL apresenta hoje, às 19h30, na Catedral Metropolitana de Londrina dentro da série O som que toca a alma. O concerto tem entrada franca e regência do maestro titular Maurizio Colasanti.

Aparte

Comunicação popular
Começa hoje, na UEL, o III Simpósio de Comunicação Popular, organizado pelo Núcleo de Pesquisa em Comunicação Popular. O evento vai até sábado e terá três mesas- redondas.

On-line
Uma das mesas, marcadas para a noite de sexta-feira, vai debater “a internet e a ampliação das alternativas comunicativas populares”. A mesa será composta pelo jornalista Altamiro Borges, do Centro Barão de Itararé, Ermanno Allegri, da Adital, uma agência de notícias latino-americana a serviço de movimentos populares, e Rafael Vilela, da Mídia Ninja.

Agenda
Essa mesa redonda começa às 19h30, na sala de eventos do Centro de Ciências Humanas, no campus da UEL.


rodapé da notícia

  14h40 15/12/23 - Boletim do Meio-Dia (UEL FM)
  14h39 14/12/23 - Boletim do Meio-Dia (UEL FM)
  14h38 13/12/23 - Boletim do Meio-Dia (UEL FM)
  14h35 12/12/23 - Boletim do Meio-Dia (UEL FM)
  14h31 11/12/23 - Boletim do Meio-Dia (UEL FM)
D
DESTAQUES ::.

Portal O Perobal

Jornal Notícia

Rádio UEL FM

TV UEL
B
BUSCA no SITE ::.
C
CANAIS ::.
COMITÊS / COMISSÕES
OUTROS ENDEREÇOS
PORTAIS
PROGRAMAS / PLANOS
SAÚDE
SERVIÇOS
Fale com o Reitor
Agenda do Reitor
Holerite
Certificados Declarações
L
LINKS ::.
                             
© Universidade Estadual de Londrina
Coordenadoria de Comunicação Social
Rodovia Celso Garcia Cid | Pr 445 Km 380 | Campus Universitário
Cx. Postal 10.011 | CEP 86.057-970 | Londrina - PR
Fone: (43) 3371-4361/4115/4331  Fax: (43) 3328-4593
e-mail: noticia@uel.br