Londrina, Sexta-Feira, 29 de Março de 2024 -  Busca

31/07/2014

Estudante é classificado em etapa regional de Robótica

Edvaldo foi capaz de montar um robô e de programar seu deslocamento

O estudante do Colégio de Aplicação da UEL, Edvaldo Rodrigues de Oliveira Júnior, participa da etapa regional da Olimpíada Brasileira de Robótica que será realizada no próximo sábado (2), em Curitiba. O estudante teve seu trabalho selecionado entre participantes de todo o Paraná e, se conseguir vencer mais esta etapa, estará classificado para final regional que será realizada em Londrina, no Colégio Estadual Vicente Rijo.

Com apenas 12 anos e atualmente frequentando o 8º ano do Ensino Fundamental, Edvaldo começou a se interessar por robótica durante as aulas do Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação (NAAH/S), na qual foi capaz de montar um robô e de desenvolver a programação que o permite percorrer um caminho pré-determinado. Foi com o projeto desenvolvido nestas aulas que Edvaldo garantiu seu lugar na disputa.

“Estou bastante nervoso com a competição, nunca participei deste campeonato, mas com certeza darei o meu melhor”, prometeu Edvaldo, que tem a Matemática e a História como suas matérias preferidas. “Por enquanto é só um hobby, mas penso trabalhar com engenharia mecânica ou física”, completou.

Além de participar da competição, os estudantes farão visitas monitoradas ao Museu Oscar Niemeyer e assistirão apresentações culturais e palestras. Todo a despesa para a participação de Edvaldo no evento foi custeada pela Associação de Pais, Mestres e Funcionários do Colégio de Aplicação da UEL.

A Olimpíada Brasileira de Robótica tem apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), tendo como objetivo estimular jovens nas carreiras técnico-científicas, além de revelar novos talentos e fomentar debates e atualizações no processo de ensino e aprendizagem no Brasil.