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29/07/2014  

SINOPSE - A UEL NOS JORNAIS - (29-7-2014 - Terça-feira)

De acordo com as edições digitais dos jornais disponibilizadas no dia.

Agência UEL

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Docentes

A Universidade Estadual de Londrina (UEL) realizará um processo seletivo para professores de oito áreas do conhecimento e para formação de cadastro reserva. Estão abertas 13 vagas direcionadas a candidatos com graduação, especialização, residência, mestrado ou doutorado. Os interessados poderão se inscrever no período de 4 a 8 de agosto, diretamente nas Secretarias dos Departamentos, nos Centros de Estudos relacionados no edital. O edital completo pode ser conferido no endereço http://www.uel.br/prorh/selecao/ts/tsdoc_abertura.php?n_edital=158/2014-PRORH/TS

Língua japonesa

Estão abertas até o dia 30 de julho as inscrições para o curso de Língua e Cultura Japonesa oferecido pelo Núcleo de Estudos da Cultura Japonesa da Universidade Estadual de Londrina (UEL). As aulas começam no dia 4 de agosto e serão realizadas duas vezes por semana. Informações pelo fone (43) 3371-4189 ou 3371-5898.

Idosas dão aula de cidadania em escola

Participantes do centro de convivência fizeram uma encenação para conscientizar os alunos sobre respeito

Com simplicidade, carisma e um toque de timidez e improviso, cinco experientes mulheres participantes do Centro de Convivência da Pessoa Idosa da região leste de Londrina viraram atrizes diante de 270 pares de olhinhos atentos e exigentes na manhã de ontem. Aproveitando o Dia dos Avós, comemorado no último sábado, a Secretaria Municipal do Idoso, em parceria com o curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Londrina (UEL), levou uma aula de cidadania aos alunos de 1ª a 5ª séries da Escola Municipal Maestro Roberto Pereira Lopes, na zona leste. O objetivo foi conscientizar os pequenos sobre a importância de respeitar os idosos no trânsito, principalmente no uso do transporte coletivo.

Após uma breve palestra, em que os alunos foram convidados a refletir sobre o respeito à pessoa idosa, eles assistiram a encenação. Com ajuda de três cadeiras enfileiradas, as mulheres fingiam estar em um ônibus, e uma delas reclamava de estar em pé, enquanto alguns jovens estavam sentados. A cena terminava com uma das mulheres cedendo o lugar à outra. Apesar da simplicidade da apresentação, da falta de cenário ou figurino rebuscado, os alunos aplaudiram entusiasmados as cinco mulheres, que sorriam emocionadas.

Segundo a assistente social da Secretaria do Idoso, Ana Karina Anduchuka, que trabalhou com as "atrizes", o intuito era estudar os estatutos do Idoso e da Criança e do Adolescente (ECA). "Fizemos cinco encontros para estudar esses estatutos, e isso culminou nessa apresentação. Queremos mesmo trazer essa reflexão aos alunos, que eles entendam o quão importante é ter respeito pelos idosos", ressalta.

O Centro de Convivência da Zona Leste atende 200 idosos, com oficinas gratuitas diárias de memória, alfabetização, alongamento, ginástica e dança. O objetivo é proporcionar o exercício da cidadania e conhecimento dos direitos, através da informação e atividades de convivência social.

Segundo o diretor da escola, Silvio Aparecido Sposito, a parceria com a Secretaria veio ao encontro ao que já estava sendo trabalhado com os alunos durante o mês de julho. "Nosso princípio é que todos ser humano precisa ser respeitado, seja ele criança, ou idoso. E quando começamos esse ensinamento nessa idade, na base do ensino e da educação, eles crescem bons cidadãos", acredita. O diretor informou que os alunos que assistiram ao teatro têm entre 6 e 11 anos. A diretora auxiliar da escola, Thatiane Verni Lopes, acrescentou que a palestra "trabalha de forma afetiva o respeito ao próximo."

‘Fiquei emocionada com o amor das crianças’

Londrina - A dona de casa Juraci Raittz, de 65 anos, integra o Centro de Convivência da Pessoa Idosa da Região Leste há quatro meses, e participou da encenação. Avó de 24 netos, ela afirma que ficou "emocionada com o amor das crianças" da escola. "Foi uma coisa linda. Eles nos receberam como se fossem nossos próprios netos."

Ela ressalta que acha importante a interação com crianças de todas as idades. "Os idosos também precisam respeitar as crianças, e eles irão retribuir esse respeito a nós. Se amarmos, respeitarmos, isso vira uma troca." Sobre as oficinas do Centro de Convivência, ela afirma que está muito contente. "Eu vivia dentro de casa, e hoje tenho contato com pessoas, me comunico melhor", comemora.

Ágatha Amaro Yanes, de dez anos, mora com os avós desde os cinco meses de idade, e achou a encenação importante para ensinar os alunos a respeitarem os mais velhos. "Minha avó me ama muito, e por isso quando crescer quero ser voluntária, fazer caridade, visitar os ‘velhinhos’", promete.

A aluna Giovanna Bezerra Vitoriano, também de 10 anos, lembra que por muitas vezes terem dificuldade de locomoção, audição ou visão, é preciso ter mais cuidados com os mais velhos em todas as situações. "Achei muito legal o teatro. Ajuda a gente a entender que eles precisam da nossa ajuda. Nós crianças também podemos ajudar dando carinho e amor", finaliza.

Paula Barbosa Ocanha - Reportagem Local

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Como se preparar para mestrado e doutorado

Em setembro, a maioria dos programas da Universidade Estadual de Londrina (UEL) abrirá inscrições para novos alunos

A Universidade Estadual de Londrina (UEL) tem 44 programas de mestrado e 20 de doutorado e a maioria deles vai abrir inscrições para novos alunos a partir de 15 de setembro. Como alguns programas vão receber candidaturas por apenas uma semana, os interessados precisam ficam atentos. O pró-reitor de pesquisa e pós-graduação da instituição, Amauri Alcindo Alfieri, e a diretora de pós-graduação, Maria Helena Fúngaro, dão algumas dicas para quem pretende pleitear uma vaga.

O edital para a seleção de novos alunos, que começarão a estudar em 2015, será publicado em 4 de setembro, mas é possível adiantar a preparação. “Os interessados podem acessar a página do programa [escolhido] para verificar as informações da seleção anterior. O edital fica disponível também no site www.uel.br/proppg/portal”, afirma Alfieri. “É importante ressaltar que alguns programas exigem carta de anuência de um orientador, que deve ser providenciada com antecedência.”

Após a publicação do novo edital, a atenção do candidato deve ser máxima. “A forma de se preparar para o exame de seleção deve estar em consonância com as exigências do curso. É preciso estar ciente de tudo o que será cobrado”, alerta Maria Helena. Cada programa tem um critério de seleção, por isso é importante ler atentamente o documento para entender os objetivos, as regras e exigências do curso.

“Por meio do edital, o candidato poderá refletir sobre os temas a serem estudados, o peso e o tempo de realização das provas, entre outros aspectos”, explica Fúngaro. Maria Helena acrescenta que vários programas exigem a apresentação do currículo na plataforma Lattes, que pode ser feito na página no site do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq): lattes.cnpq.br.

Linha de pesquisa

O pró-reitor dá outra dica essencial: escolher bem tanto o programa como a linha de pesquisa que se pretende estudar. Para descobrir essas linhas, basta entrar nos sites de cada programa, onde é possível consultar a área de atuação de cada professor. Quanto mais afinidade a proposta do estudante tiver com a linha seguida por um determinado docente, maior a chance de ser selecionado.

A proposta é o que compõe o projeto de pesquisa, outro ponto que exige atenção - alguns programas exigem a defesa dele já no processo seletivo. Maria Helena diz que o candidato deve estar atento para que o projeto contenha metodologia, metas e objetivos relevantes e contextualizados na literatura atual e esteja vinculado a alguma das linhas de pesquisa.

“Além disso, muitos candidatos pecam em não ler e reler o texto que escreveram. Leia e julgue o que escreveu, pois só assim mostrará responsabilidade e potencial para disseminar os resultados a serem obtidos na pesquisa. As regras de citações bibliográficas não devem ser negligenciadas.”

Grupos de estudos podem ajudar

Thiago Cardassi Sanches cursa o mestrado em Comunicação Visual na Universidade Estadual de Londrina (UEL). Na opinião dele, a primeira dica para quem vai se candidatar a partir de setembro é observar a área de concentração do curso.

“Embora permitam que estudantes graduados em diversas áreas se inscrevam no processo [do curso de Comunicação Visual], ele vai exigir, na seleção, conhecimentos específicos da área de concentração”, diz. “Por isso, é fundamental estudar os livros da bibliografia da seleção.”

Para os estudantes de outras áreas, como é o caso de Sanches, formado em Turismo, uma dica é entrar em contato com pessoas da área de interesse e buscar conselhos sobre as obras que devem ser estudadas. “Eles poderão dar dicas de como compreendê-las da melhor forma, às vezes sugerindo textos mais ‘iniciais’ ou correlacionados.”

O mestrando revela que algo que o ajudou bastante foi montar um grupo de estudos com outros concorrentes no processo seletivo. “Claro que todos ali disputavam o mesmo curso, mas nossas leituras e discussões sobre as obras ajudaram a sanar as dúvidas uns dos outros.”

Se matricular como aluno especial em disciplinas do programa que se pretende cursar também é recomendável. “Assim, ele terá contato com pessoas que já estão matriculadas e com o docente, que poderá ser um possível orientador.”

Etapas de seleção

A forma de seleção para mestrado e doutorado na Universidade Estadual de Londrina (UEL) varia conforme o curso, mas, em geral, compreende prova escrita, entrevista, análise do currículo na plataforma Lattes, prova de proficiência em língua estrangeira e, em alguns casos, defesa do projeto de pesquisa para uma banca de professores, de acordo com a diretora de pós-graduação, Maria Helena Fúngaro.

Para se sair bem na entrevista

A entrevista é uma etapa importante. Segundo a diretora de pós-graduação, Maria Helena Fúngaro, o candidato precisa demonstrar motivação pela linha de pesquisa escolhida. “O perfil do bom estudante exige curiosidade científica e desejo pela aquisição e geração de conhecimentos.” Outro ponto, diz, é mostrar que está decidido a começar e a terminar o curso pretendido, pois a evasão é sempre indesejada.

Erika Pelegrino


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