Londrina, Sexta-Feira, 29 de Março de 2024 -  Busca

25/07/2014

SINOPSE - A UEL NOS JORNAIS - (25-7-2014 - Sexta-feira)

De acordo com as edições digitais dos jornais disponibilizadas no dia.

www.folhadelondrina.com.br

Ciências Sociais

"Desafios de pesquisas em Ciências Sociais: temas e perspectivas contemporâneas" é tema do 3º Seminário Integrado de Pesquisa de Pós-graduação em Ciências Sociais, que será realizado de 19 e 21 de agosto, no campus da Universidade Estadual de Londrina (UEL). A promoção é do Departamento de Ciências Sociais da UEL. As inscrições podem ser feitas até 1 de agosto, no endereço https://www.sistemasweb.uel.br/index.php?contents=system/insc/index.php&pagina=view/inscricoes/seleciona_evento.php&cod_evento=1556.

Economista vê estagnação do emprego após desaceleração

Depois do crescimento mês a mês do volume de empréstimos imobiliários até os R$ 11,2 bilhões de junho de 2013, a taxa média passou a desacelerar. O crescimento no primeiro semestre que foi de 34% em 2013 sobre o mesmo período de 2012, neste ano, ficou em 7%. Para o professor de economia Azenil Staviski, da Universidade Estadual de Londrina (UEL), o desempenho indica chance de estabilização no setor, o que pode comprometer a geração de empregos.

Para a construção civil, ele não vê risco porque ainda há variação positiva. "No segmento de moradias populares, ainda há espaço para crescimento, mas no mercado de classe média a curva pode estar se invertendo. Quem tinha de comprar para investir, já fez isso."

No cenário macroeconômico, porém, o temor é maior. Staviski afirma que há desaquecimento na geração de postos de trabalho em outros setores e que é preciso atenção. "Se desaquece a construção, pode gerar um problema de desemprego, que leva à redução da geração de renda." (F.G.)

www.jornaldelondrina.com.br

Encontro abre as portas da pesquisa em Biologia

No evento, universitários conhecem linhas de pesquisa para pós-graduações no Brasil

A estudante de Biologia da Universidade Estadual de Londrina (UEL) Anni Elise Landine Ferreira sempre soube que gostaria de trabalhar com Biologia Marinha, mas não sabia quais linhas de pesquisa existem nesta área. Quando estava no terceiro ano do curso, participou do Encontro de Ciências Biológicas (ECB) e viu as portas se abrirem para o futuro de pesquisadora.

Este evento é realizado há cinco anos pelo departamento de Biologia da UEL, para ajudar estudantes como Anni a ter acesso a diversas linhas de pesquisas desenvolvidas em instituições de ensino superior do Brasil. O 5º ECB começou na segunda-feira e termina amanhã, com mais de 30 linhas de pesquisas relacionadas a diferentes biomas brasileiros, tema escolhido para este ano.

A coordenadora do evento e docente de Biologia Geral da UEL, Fernanda Simões de Almeida, afirma que 48 pesquisadores de diversos Estados estão ministrando 15 palestras e 29 minicursos. Segundo Matheus Rincão, estudante do 5º ano de Biologia e um dos responsáveis pela coordenação do ECB, a nova edição teve 284 inscritos de 45 municípios e cinco Estados.

“Quem faz graduação não tem muito acesso às diferentes linhas de pesquisa. Esses encontros têm o intuito de permitir que o aluno tenha contatos com pesquisadores de outras instituições”, explica Fernanda.

Foi o que aconteceu com Anni. Ela conheceu a pesquisadora Camila Domit, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), que ministrou um minicurso no ECB de 2012, descobrindo, assim, a linha de pesquisa que quer seguir.

“O contato foi muito importante, no ano seguinte fui fazer estágio de um ano com ela na Federal trabalhando com golfinhos e botos. No mestrado vou seguir nesta linha”, conta.

Erika Pelegrino

Prazo de inscrição para cursos de línguas termina hoje na UEL

Termina hoje o prazo de inscrições para os cursos de idiomas do Laboratório de Línguas (LEM) da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Neste semestre, haverá turmas de alemão, espanhol, francês, inglês e mandarim, leitura instrumental, conversação, ensino para crianças e Português Para Falantes de Outras Línguas (Pfol).

Os interessados devem se inscrever exclusivamente pelo site www.uel.br/cch/lablinguas. O curso tem duração de 60 horas/aula. O taxa para o semestre é de R$ 220 para a comunidade interna e de R$ 285 para a comunidade externa. As aulas começam em agosto e terminam em dezembro. Mais informações pelo telefone: 3371-4296.