Londrina, Sexta-Feira, 29 de Março de 2024 -  Busca

23/07/2014

SINOPSE - A UEL NOS JORNAIS - (23-7-2014 - Quarta-feira)

De acordo com as edições digitais dos jornais disponibilizadas no dia.

www.folhadelondrina.com.br

Línguas

Estão abertas até dia 25 de julho as inscrições para os cursos de idiomas do Laboratório de Línguas (LEM) da Universidade Estadual de Londrina (UEL). São ofertados cursos de alemão, espanhol, francês, inglês e mandarim, leitura instrumental, conversação, ensino para crianças e PFOL (Português para falantes de outras línguas), com duração de 60 horas/aula. Informações no http://www.uel.br/cch/lablinguas/ ou pelo fone (43) 3371-4296.

Pós-graduação

Estão abertas as inscrições para interessados em cursar disciplinas como "Estudante Especial" nos Programas de Pós-Graduação da Universidade Estadual de Londrina (UEL). São ofertadas vagas em 16 programas de Doutorado e 35 de Mestrado. O resultado da seleção será divulgado no dia 29 de julho. As inscrições podem ser feitas pelo site: http://www.uel.br/proppg/inscricoes.

www.jornaldelondrina.com.br

Caminhão dá treinamento a profissionais da saúde

Veículo da Covidien é uma sala de aula que oferece capacitação em técnicas de Cirurgias Minimamente Invasivas (CMI) em todo o Brasil

“Minha vida é andar por esse País/ Pra ver se um dia descanso feliz/ Guardando as recordações/ Das terras por onde passei.” Estas estrofes são da música “A vida do viajante”, de Luiz Gonzaga, escolhida como trilha sonora da caravana da indústria Covidien, que chegou ontem por Londrina.

Oito profissionais da corporação, que atua na área de saúde, levam uma vida itinerante na Unidade Móvel Educacional Covidien (Umec) ou Caminhão da Saúde. O veículo é uma sala de aula móvel para realização de treinamento gratuito em técnicas de Cirurgias Minimamente Invasivas (CMI) em diversas especialidades.

Até amanhã, o caminhão fica no pátio do Hospital Universitário (HU) e será palco de capacitação de estudantes e profissionais da saúde. Segunda Beth Ursi, diretora superintendente do HU, o Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e o HU uniram esforços para trazer o caminhão.

Londrina é a primeira cidade do sul do Brasil que recebe a visita do caminhão e o 22º destino da comitiva.

Treinamento prático

O diferencial do Caminhão da Saúde, para Beth Ursi, é de que os alunos têm a oportunidade de passar por um treinamento que é uma simulação próxima da realidade.

Nos simuladores, os participantes aprendem a manusear as pinças cirúrgicas, qual a postura adequada para manejar os instrumentos e como fazer sutura. Os procedimentos são praticados em placas de silicone semelhantes aos órgãos humanos.

Magali Godoy Pereira Cardoso, enfermeira da divisão de educação e pesquisa do HU, explica que as CMIs trazem benefícios para pacientes e hospitais. “Como é um procedimento menos invasivo, o risco de infecção é menor. Além disso, a permanência do paciente no hospital é abreviada.”

Giovana Chiquim