Londrina, Sábado, 20 de Abril de 2024 -  Busca

21/07/2014

SINOPSE - A UEL NOS JORNAIS - (19-7-2014 - Sábado)

De acordo com as edições digitais dos jornais disponibilizadas no dia.

www.folhadelondrina.com.br

Atrações de despedida

34º Festival de Música de Londrina termina hoje com shows de choro, rock e erudito

O 34º Festival de Música de Londrina (FML) chega ao fim hoje com apresentações locais e em seu projeto de extensão a cidades da região.

O Colégio Mãe de Deus, que sediou a grade pedagógica do evento, abre a programação da manhã com uma apresentação de alunos e professores do curso "Prática de MPB". O show será às 10 horas na sala 34.

Às 11 horas, professores da Oficina de Choro apresentam-se no Verniê Citroën (Av. Higienópolis, 1.636) tocando clássicos do choro e composições próprias. Entre os músicos estão Valerinho Xavier (pandeiro/percussão), Léo Benon (cavaquinho), Fernando Cesar (violão 7 cordas) e Sérgio Morais (flauta transversal).

Às 17h30, será a vez do rock movimentar o público no Centro da cidade com shows de seis bandas locais na Concha Acústica (Praça 1º de Maio): Cor, Benditos Energúmenos, Luke de Held Trio (e convidados), Turbo (ex-Flat Black Pack), Hocus Pocus Pachine e Honey Bee. O show é uma comemoração atrasada do Dia Mundial do rock, celebrado em 13 de julho, e terá o produtor cultural Paulão Rock N´Roll como mestre de cerimônias.

O tradicional concerto de encerramento do festival ocorre às 20h30 na Catedral Metropolitana (Travessa Pe. Eugênio Herter, 33) com apresentação da Orquestra Sinfônica da UEL (OSUEL), sob regência do maestro Alessandro Sangiorgi e participação de professores e alunos do FML, além do Coro da UEL e da pianista Tamila Salimdjanova (Uzbequistão).

Os ingressos para o concerto custam R$ 25 e R$ 12,50 (meia-entrada). Alunos do festival pagam R$ 5. Será a única apresentação paga - os demais shows são gratuitos. Além dessa programação local, a Big Band Plaenge faz show às 10h30 na Clínica Renascer, em Mauá da Serra, e a ópera "Bastien e Bastienne", de W.A. Mozart, será atração, às 15h30, no Cine Teatro Fênix, em Apucarana, numa encenação de alunos dos cursos de Prática de Opera Studio e de Técnica e Aperfeiçoamento Vocal para Cantores Líricos, ambos oferecidos pelo Festival.

Nelson Sato - Reportagem Local

‘Planeta Hip Hop’ estreia na rádio UEL

Produzido pelo rapper londrinense Leandro Palmerah, programa promete divulgar a cultura do rap

Uma das expressões da cultura urbana mais expressivas nos últimos tempos, o hip hop ganha visibilidade no programa "Planeta Hip Hop", que estreia hoje, às 20 horas, na Rádio UEL FM. Produzido pelo rapper londrinense Leandro Palmerah, o programa promete mostrar o que há de melhor no rap local, nacional e internacional. "Só em Londrina atualmente temos 25 grupos em atividade e o hip hop está deixando de ser tão marginalizado pela sociedade. Tem muita coisa boa para ser divulgada e faltava espaço para esse tipo de programa", destaca Palmerah (apelido ganho na adolescência por ser torcedor do time do Palmeiras).

A oportunidade de tornar possível o programa de rádio – um sonho antigo do rapper – surgiu a partir do contato dele com a jornalista Patricia Zanin que o entrevistou esse ano para o projeto cultural "80xLondrina". "O programa é a realização de um sonho e estou feliz com essa chance. Espero que o projeto tenha vida longa", almeja.

Um dos fundadores do grupo Família IML (em atividade desde 1995), idealizador da Batalha de Rimas e integrante do Movimento de Artistas de Rua de Londrina, Palmerah conta que ainda não é possível viver exclusivamente do seu trabalho musical. Aos 32 anos, o ex-motoboy está prestes a concluir o curso de técnico em segurança do trabalho. "Mas a música está muito presente na minha vida. É através dela que aprendo mais e conheço o mundo e pessoas interessantes", observa. Em 2012, o grupo Família IML lançou seu primeiro disco oficial com patrocínio privado e pretende gravar mais um esse ano. A formação atual do grupo tem Palmerah, Melk, DJ Samu e Mano Fler.

Interessando-se por rap a partir da adolescência, Palmerah começou tendo como referência o rap americano, mas o gênero musical que mais chama a sua atenção até hoje é a MPB. "Aparentemente pode parecer que são estilos muito diferentes, mas não são. A diferença com relação ao rap são as batidas mais rápidas, com rimas que falam do cotidiano das ruas", ressalta o rapper, que é fã de Jorge Ben Jor, Tim Maia e Chico Buarque.

Assim como o rap, ele lembra que o samba já foi muito discriminado e que o rádio foi um importante veículo para divulgar esse tipo de música e dar destaque a tantos talentos. "Espero que seja assim também com o rap, que considero uma importante forma de expressão de denúncia social. Sou contra as músicas de rap que fazem incentivo ao uso de drogas, álcool e violência, além de apologia ao sexo, como alguns funks do momento", afirma.

Para o programa de estreia, Palmerah deve mostrar canções do grupo londrinense Pira Pura, do duo americano Jedi Mind Tricks, do grupo de hip hop mexicano Delinquent Habits, entre outros, além de Jorge Ben Jor e Mano Brown.

Estreia do programa "Planeta Hip Hop", com Leandro Palmerah

Quando – Hoje, às 20 horas

Onde – Rádio UEL FM (107,9 MHz)

Ana Paula Nascimento - Reportagem Local