Londrina, Quinta-Feira, 28 de Março de 2024 -  Busca

16/07/2014

Proposta incentiva compras de agricultor familiar

Com o objetivo de detalhar a proposta de Compras Institucionais da Agricultura Familiar foi realizada, nesta terça-feira (15), uma reunião técnica com representantes do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), dos restaurantes universitários (RU's) das instituições estaduais de ensino superior e dos hospitais universitários (HU's). A reunião foi realizada na Secretaria da Ciência Tecnologia e Ensino Superior (SETI), em Curitiba.

O programa busca a promoção da aquisição de alimentos produzidos pela agricultura familiar e uma alimentação saudável, já que a oferta dos alimentos está mais perto dos consumidores, permitindo que os produtos sejam frescos, diversificados, de qualidade e adequados ao hábito alimentar local.

Atraveś da Compra Institucional é possível que estados, municípios e órgãos federais da administração direta e indireta comprem alimentos da agricultura familiar por meio de chamadas públicas, com seus próprios recursos financeiros, com dispensa de licitação. Os responsáveis pelo setor de compras dos RU's e HU's aproveitaram o encontro para esclarecer dúvidas no aspecto jurídico e sobre as vantagens do programa.

Também foi apresentado o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan) que juntamente com a Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan) busca disseminar políticas de fortalecimento da agricultura familiar e de produção e oferta de alimentos saudáveis.

“A compra de alimentos da agricultura familiar por órgãos públicos é uma importante ação nesta política de incentivo. Todos os estados brasileiros aderiram ao Sisan, inlcusive o Paraná tem o seu Plano Estadual de Segurança Alimentar. A meta agora é a adesão dos municípios”, destacou o representante da Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, Elcio Magalhães.

A Universidade Federal do Paraná já utiliza o sistema, experiência que foi apresentada pelo vice-reitor da instituição, Rogério Mulinari. Também participaram da reunião representantes da Seti, da Secretaria da Educação, da Comissão Técnica da Caisan/PR e do Conselho de Segurança Alimentar Estadual.

Com informações da Assessoria da SETI