Agência UEL de Notícias
    Londrina, Segunda-Feira, 20 de Setembro de 2021 -  Busca   

 · Agência UEL de Notícias  · Jornal Notícia
29/05/2014  

Workshop internacional apresenta construção sustentável

Agência UEL

Professor Noguchi: modelo ZEMCH reflete dinâmica social, com foco ambiental

Professores e alunos de pós-graduação do Centro de Tecnologia e Urbanismo (CTU) da UEL estão participando de um workshop com convidados internacionais, que antecede a Conferência Internacional ZEMCH 2014, que será de 4 a 6 de junho, em Londrina. Por três dias, os professores Masa Moguchi (Universidade de Melbourne, Austrália) e Hasim Altan (Universidade Britânica de Dubai, Emirados Árabes Unidos) estão apresentando aos participantes o conceito de ZEMCH (sigla em inglês para Casas com Zero Energia e Customização em Massa).

Trata-se de um modelo sustentável de construção que atende a demandas sociais, com foco nos usuários das casas, e não apenas nos interesses das construtoras. A Rede ZEMCH conta com 300 colaboradores em todo o mundo. Em Londrina, a professora Ercilia Hitomi Hirota (CTU) lidera a rede.

De acordo com o professor Masa Noguchi, o ZEMCH objetiva criar projetos que reflitam as dinâmicas sociais atuais, mudando a perspectiva da construção, com maior preocupação socioambiental e foco na qualidade das casas. E não apenas isso, mas também envolver ativamente os usuários no processo. “Diferentes demandas para diferentes sociedades”, sintetizou.

A customização em massa, por outro lado, refere-se a uma habilidade de fornecer produtos diferenciados e de qualidade sem um respectivo aumento significativo de custos ou tempo de entrega. Inclui ainda, segundo Noguchi, uma customização definida pelos próprios usuários. O professor disse que o ZEMCH quer ampliar e envolver cada mais profissionais, pesquisadores e empresas nesta direção, e destacou que no Brasil a UEL lidera este caminho, inclusive com realizações práticas.

O professor Altan disse que ampliar este modelo é um desafio, mas que a construção deve levar em conta os três pilares da sustentabilidade: o econômico, o social e o ambiental, e que o ZEMCH aumenta a importância e o foco sobre os dois últimos. Destaca ainda que o conceito de “environment design”, ou seja, de um projeto sustentável, que leve em conta o meio ambiente em sentido amplo, é a base do modelo.

A Conferência Internacional na próxima semana trará estes e outros especialistas, brasileiros e estrangeiros, e abordará estes e outros tópicos, como tecnologia de construção, energias renováveis, desenvolvimento sustentável de comunidades, projetos inclusivos, estética e aspectos políticos e educacionais.


rodapé da notícia

  14h28 20/09/21 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  09h09 17/09/21 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  16h27 16/09/21 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  15h27 15/09/21 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  13h10 14/09/21 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  14h11 13/09/21 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
D
DESTAQUES ::.

Gênero cômico faz parte do ensino de Artes Cênicas

Compostos são alternativas para tratar a Leishmanios

Síndrome associada à Doença de Chagas tem alto índic

Projeto auxilia crianças a superar dificuldades moto
B
BUSCA no SITE ::.
C
CANAIS ::.
COMITÊS / COMISSÕES
OUTROS ENDEREÇOS
PORTAIS
PROGRAMAS / PLANOS
SAÚDE
SERVIÇOS
Fale com o Reitor
Holerite
Certificados Declarações
L
LINKS ::.
                             
© Universidade Estadual de Londrina
Coordenadoria de Comunicação Social
Rodovia Celso Garcia Cid | Pr 445 Km 380 | Campus Universitário
Cx. Postal 10.011 | CEP 86.057-970 | Londrina - PR
Fone: (43) 3371-4361/4115/4331  Fax: (43) 3328-4593
e-mail: noticia@uel.br