Londrina, Sábado, 20 de Abril de 2024 -  Busca

23/04/2014

Casas de Vegetação apoiam pesquisas no CCB e CCA posssui-foto

Casa de Vegetação vai apoiar pesquisa com cultivares de milho

Pesquisadores do Centro de Ciências Biológicas (CCB) e do Centro de Ciências Agrárias (CCA) receberam oficialmente nesta quarta-feira (23) novas Casas de Vegetação para o desenvolvimento de pesquisas de ponta. As estruturas são estufas de última geração, com sistema de controle de temperatura, medindo 217 metros quadrados cada uma. O investimento foi de R$ 150 mil para cada estrutura, recursos oriundos do Fundo de Financiamento de Estudos de Projetos e Programas (FINEP), do Governo Federal.

A Casa de Vegetação do CCB irá atender o Projeto de Desenvolvimento de Cultivares de Milho e será utilizada tanto para a área de pesquisa como na extensão. Os coordenadores do projeto, Rosângela Moreira e Josué Maldonado Ferreira explicam que serão utilizados recursos da biotecnologia para agilizar o processo de melhoramento do milho. Segundo os pesquisadores a tecnologia permite reduzir de sete para dois anos o tempo para atingir o objetivo de plantas desenvolvidas e que respondam com maior produtividade.

No CCA a Casa de Vegetação já está em atividade

Já a Casa de Vegetação do CCA vai atender inicialmente a produção de mudas frutíferas e de flores para as pesquisas desenvolvidas na pós-graduação. Segundo o chefe do Departamento de Agronomia, Ricardo Faria, a estrutura também poderá atender aos diversos grupos de pesquisa do Centro.

As bancadas já trazem experimentos do Laboratório de Análise de Frutas, que desenvolve testes com os chamados pequenos frutos (mirtilo, amora preta e framboesa). O objetivo do projeto é encontrar espécies que se desenvolvam comercialmente nos solos do norte do Paraná. Além destes experimentos, a estufa já abriga os estudos do Laboratório de propagação in vitro, uma referência em pesquisa de orquídeas e flores no Paraná.