Londrina, Sábado, 20 de Abril de 2024 -  Busca

22/04/2014

Livros sobre cidadania e participação democrática são lançados

O cientista político e professor da Universidade de Los Andes de Bogotá, Gabriel Murillo Castaño, estará em Londrina nesta sexta-feira (25) para fazer o lançamento de seu novo livro “Autogobierno Ciudadano - Una mirada a las experiencias colombianas”. Na mesma ocasião será lançado o livro “Fortalecendo a atuação democrática de comunidades”, adaptação da obra do americano David Mathews, traduzida pela professora Telma Gimenez, da UEL.

O evento será realizado às 19h30, no auditório da Federação das Indústrias do Paraná (FIEP), localizado na Rua Deputado Fernando Ferrari, 160, Jardim dos Bancários, zona oeste de Londrina. A organização é da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e do Observatório de Gestão Pública (OGPL).

“Autogobierno Ciudadano - Una mirada a las experiencias colombianas”

Gabriel Murillo Castaño é mestre em Ciência Política pela Universidade do Estado de Nova York e membro do Special Program for Urban and Regional Studies (SPURS) pelo Instituto Tecnológico de Massachusetts (MIT).

Autor de diversos livros, consultor internacional e integrante da Comissão Nacional de Avaliação da Qualidade da Educação Superior do Ministério da Educação da Colômbia, Gabriel Murilo Castaño é um estudioso da democracia, sistemas eleitorais, participação, sociedade civil, partidos políticos e governabilidade.

Seu novo livro trata sobre a formação do autogoverno cidadão, processo que se dá a partir de um grupo de indivíduos – mais heterogêneo possível – que manifesta o interesse de atuar coletivamente para resolver um problema de complexidade elevada que afeta toda a sociedade.

“Em todo o hemisfério americano, sem exceção, a democracia está sendo achacada e obstaculizada por distintas forças que impedem de vir à luz os esforços cidadãos e silenciosamente atrapalham os coletivos empoderados e comprometidos com os processos públicos de mudança social positiva”, avalia o autor.

Em sua obra, o professor ressalta a necessidade que os indivíduos têm de exercer a liberdade e autonomia no processo da construção de um autogoverno cidadão. Castaño avalia em seu livro o caso da Colômbia, país que passa por um processo de negociação de paz sem precedentes, clima propício para a evolução democrática.

Durante o lançamento do livro, o professor contará mais detalhes sobre sua pesquisa e estará à disposição do público para perguntas. O evento é aberto a toda comunidade de Londrina. No sábado (26), Castaño ministrará uma aula na UEL, aos alunos da especialização em Línguas Estrangeiras, com o tema “A função da língua na democracia da América Latina”.

“Fortalecendo a atuação democrática de comunidades”

A adaptação para o português da obra de David Mathews, “Fortalecendo a atuação democrática de comunidades”, foi lançada oficialmente no dia 31 de março deste ano, em Ohio, nos Estados Unidos. Com tradução de Telma Gimenez e prefácio escrito pela professora em parceria com o médico e presidente do Instituto de Estudos em Saúde Coletiva (Inesco) João Campos, o livro trata de como funciona a deliberação pública, na busca da construção de uma democracia concreta.

Com exemplos ilustrativos da experiência dos fóruns deliberativos nos Estados Unidos, o leitor é convidado a considerar alternativas de fortalecimento comunitário, a partir do diálogo que não tem o conflito. Ao contrário, toma-o como ponto de partida para a construção de novos entendimentos e novas compreensões dos problemas comuns.

O autor, David Mathews, é membro da Clarke County Historical Society, atuou como ministro da Saúde, Educação e Bem-Estar na administração de Gerald Ford e também foi reitor da Universidade do Alabama. Atualmente é presidente da Kettering Foundation, organização sem fins lucrativos, que tem sede em Dayton (EUA), e trabalha com pesquisas na área de democracia.

A edição brasileira é uma realização do Inesco, em parceria com o Complexo Pequeno Príncipe e a Associação Eunice Weaver do Paraná.

Serviço:
Lançamento dos livros “Autogobierno Ciudadano - Una mirada a las experiencias colombianas” e “Fortalecendo a atuação democrática de comunidades”
Local: Auditório da FIEP (Rua Deputado Fernando Ferrari, 160)
Data: 25 de abril, às 19h30