Londrina, Sábado, 20 de Abril de 2024 -  Busca

22/04/2014

HU inaugura UTI e UCI Neonatal, alojamento e salas da Pediatria

Será realizada nesta quarta-feira, dia 23, a entrega de duas novas unidades neonatais: a Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTI) e a Unidade de Cuidados Intermediários Neonatais (UCI), do Alojamento Mãe Canguru e das salas de apoio da Pediatria. A solenidade será às 10h30, no saguão de entrada do hospital, seguida de visita aos novos espaços. A previsão é que o espaço seja ocupado a partir do dia 24 de abril, um dia depois da entrega.

A obra conta com 743,02 m² de ampliação, mais 313,63 m² de reforma e foi construída com recursos de convênio firmado com o Ministério da Saúde, na ordem de R$ 1.288.623,26 e mais R$ 612.717,88 de recursos próprios do Hospital, totalizando R$1.901.641,14.

Atualmente, a UTI Neonatal conta com 7 leitos e a UCI com 10 leitos. A princípio, mesmo após a obra, o número de leitos permanecerá o mesmo. A grande mudança se dará em razão do novo espaço físico estar de acordo com as recomendações do Ministério da Saúde/Anvisa (RDC 50 – regulamento técnico para projetos físicos de estabelecimentos de saúde), garantindo espaço físico adequado de 6,5m² por leito de UTI e respeitando a distância mínima entre os berços de UCI, além dos requisitos de humanização como iluminação natural, controle de iluminação, controle de ruído e climatização.

A nova UTI e UCI Neonatal, que tem 382,61 m², permitirá, no futuro, com a contratação de funcionários, a ampliação de leitos para o dobro da capacidade atual, ou seja, de 7 para 14 leitos de UTI, de 10 para 20 leitos de UCI e mais 4 leitos do Alojamento Mãe Canguru.

A Unidade Mãe Canguru não existe em hospitais da região. A Unidade do HU, com 158 m², está pronta com 4 leitos para o binômio mãe-bebê, mas irá funcionar somente quando houver a contratação de funcionários.

A unidade é um modelo de assistência especial para atendimento a prematuros, onde mãe e filho prematuro ficam juntos, pele a pele, 24 horas, até a alta hospitalar. Durante esse período, as mães recebem orientação especial, como cuidados com higiene da criança e a importância da amamentação, translactação e lactação. Como as mães permanecem por um período prolongado nesta unidade há, além do quarto/banheiro, uma pequena sala de estar, copa e solário para as mães, uma sala de reuniões e consultório.

A vantagem desta unidade de internação é que fortalece o vínculo mãe-bebê, estimula o aleitamento materno, oferece treinamento e segurança para a mãe cuidar do bebê prematuro após a alta e possibilita alta mais precoce.

As salas de apoio da Pediatria contam com 360,41 m². Nesse espaço será possível desenvolver atividades de terapia ocupacional, assistência social, recreação (brinquedoteca), psicologia, nutricional e de fisioterapia. Também contará com duas enfermarias, sala de guarda de material, sala de descanso para as mães, sala de funcionários, sala de reuniões para médicos e banheiros.