Londrina, Quinta-Feira, 18 de Abril de 2024 -  Busca

22/04/2014

SINOPSE - A UEL NOS JORNAIS - (19-4-2014 - Sábado)

De acordo com as edições digitais dos jornais disponibilizadas no dia.

www.folhadelondrina.com.br

Jardim Botânico de Londrina enfrenta falta de funcionários

Número está longe do ideal, que seria de aproximadamente 50 pessoas, segundo os próprios servidores

O Jardim Botânico de Londrina, localizado em uma área de 1 milhão de metros quadrados, na zona sul, conta com apenas 15 funcionários. Metade deles trabalha na jardinagem e outra metade em cargos administrativos. O número está longe do ideal, que seria de aproximadamente 50 pessoas, segundo os servidores.

De acordo com a chefe regional da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema), Nalu Lourençon, há um esforço para contratar mais funcionários. "O engenheiro Mario Torres, que é o responsável pela implantação do paisagismo do Jardim Botânico, fez um estudo que prevê a contratação de mais 12 pessoas; esta é a proposta que está em estudo na Sema, mas que ainda está em fase de elaboração", afirmou.

Para os jardineiros que lidam com o trabalho pesado, a falta de funcionários é evidente. "É só cair uma chuva e o mato cresce rapidamente", reclamou um deles.

"A gente é responsável pela capina, pela roçagem, pelo corte e poda das árvores, pela limpeza das folhagens e também pelo plantio de flores e de árvores. Como a área é grande, complica para a gente, pois é preciso correr para dar conta de todo o serviço e mesmo assim é trabalhoso", relatou outro trabalhador.

Para driblar a falta de funcionários, a Sema abriu um programa de voluntariado. Podem se candidatar interessados em atuar em vários setores, como na recepção de visitantes, no monitoramento das trilhas e visitas guiadas, na participação em programas especiais de manutenção da área e no desenvolvimento de trabalhos administrativos.

A engenheira agrônoma Patrícia Moreira Marques destacou que o Jardim Botânico realiza parcerias com a Universidade Estadual de Londrina (UEL) para o plantio de orquídeas na estufa que está sendo construída no local. "Além disso, tivemos contato com um Jardim Botânico da França, que solicitou a troca ou a doação de espécies. Futuramente pretendemos fazer desse tipo de intercâmbio uma prática comum", destacou.

Como a sede da Polícia Ambiental fica dentro da área do Jardim Botânico, a corporação acaba contribuindo para a segurança do local.

Serviço - Os interessados em participar do Programa de Voluntariado do Jardim Botânico de Londrina podem fazer o cadastro on-line pelo endereço: http://goo.gl/k9tift.

Pedagogia Waldorf

Abertas até o dia 23 de abril inscrições para o curso sobre a Pedagogia Waldorf, que será realizado nos dias 31 de maio e 1 de junho, totalizando 12 horas-aula, no campus da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Informações pelo e-mail pedagogiawaldorflondrina@gmail.com ou fone (43) 3323-0036