Londrina, Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024 -  Busca

16/04/2014

HU e CCS ganham espaço para musculação e ginástica

Dentro dos próximos 60 dias servidores técnico-administrativos, professores e residentes do Centro de Ciências da Saúde (CCS) e do Hospital Universitário (HU) deverão ganhar um Espaço Saúde para a prática de exercícios físicos, com foco na musculação. A estrutura é semelhante à existente desde o final do ano passado na Prefeitura do Campus (PCU), resultado de parceria entre o projeto de extensão “Espaço Saúde UEL” e o Serviço de Bem-Estar à Comunidade (SEBEC).

Trata-se de uma academia de ginástica completa que será montada em um espaço de 100 metros quadrados, no interior da garagem do Hospital. O local foi definido porque dispensará a cobertura, bastando o cercamento e a colocação de equipamentos. A academia deverá ainda contar com piso em borracha, indicado para este tipo de atividade física.

O professor Ronaldo José Nascimento, coordenador do projeto “Espaço Saúde UEL” explica que a ideia é proporcionar atividade física 24 horas por dia, uma vez que o HU funciona em turnos. Outra inovação é que os servidores, residentes e professores contarão com estagiários de Fisioterapia para atividades de recuperação e reabilitação.

“O espaço poderá ser utilizado por outras áreas, aproveitando a disponibilidade de pessoal”, afirmou o professor. Como no caso do projeto instalado no Campus, a academia foi montada aproveitando equipamentos já existentes, necessitando de poucos investimentos. Segundo o professor, o Espaço Saúde do HU deverá custar cerca de R$ 25 mil, com recursos próprios do hospital.

Ao todo serão 18 equipamentos para ginástica e musculação, suficientes para um treinamento adequado. Ele explica que o exercício periódico melhora a condição de saúde, proporcionando qualidade de vida, inclusive aumentando o rendimento do profissional na sua atividade.