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14/04/2014  

SINOPSE - A UEL NOS JORNAIS - (12-4-2014 - Sábado)

De acordo com as edições digitais dos jornais disponibilizadas no dia.

Agência UEL

www.folhadelondrina.com.br

Improvisação na dança

Técnica surgida durante a Contracultura dos anos 70 será apresentada hoje e amanhã em Londrina pelo dançarino e coreógrafo alemão Ralf Jaroschinski

Uma nova técnica voltada para a formação de bailarinos de dança contemporânea está se disseminando no Brasil. Batizada de "Contato Improvisação" (CI), foi trazida pelo alemão Ralf Jaroschinski e já começa a estabelecer núcleos no País. Neste fim de semana, ele conduz uma oficina na Usina Cultural, em Londrina.

As aulas acontecem hoje, das 15h às 18h, e amanhã, das 10h às 13 horas. A taxa de participação é de R$ 90. O curso desenvolverá os elementos do "Contato Improvisação", que consiste de um diálogo corporal através do vocabulário sensorial do toque, peso e pressão entre duas ou mais pessoas. Os movimentos podem variar de uma quietude física para um alto nível aeróbico. Serão aplicadas técnicas de consciência corporal, relaxamento, expressão livre do movimento, fluxo de energia e princípios da física (queda, rolamento, entre outros).

A técnica surgiu nos EUA no início da década de 70, com Steve Paxton, e é associada ao movimento de contracultura por favorecer uma dança igualitária e democrática. Jaroschinski trabalha essa metodologia em oficinas há 10 anos. "É uma proposta diferenciada, que não exige uma formação específica. Uma amiga já me havia recomendado depois de participar de um curso na cidade de Austin, nos Estados Unidos. Em seguida, assisti vídeos dele, pesquisei seu currículo e vi que ele estava em Curitiba. Daí resolvi trazê-lo para cá", conta Manus Arruda, um dos organizadores da atividade.

Aluno do curso de Artes Cênicas da UEL e integrante da Estúpida Cia de Teatro, ele salienta que o objetivo é criar um núcleo de disseminação do "Contato Improvisação" em Londrina. "Já existe um núcleo em Curitiba, assim como uma rota no Brasil de pessoas interligadas compartilhando seu material", diz. Na próxima semana, Jaroschinski leva sua oficina para Uberlândia (MG) e, de 18 a 21 de abril, participa do "Festival de Contato Improvisação" em Porto Alegre (RS).

Nascido na Alemanha, o artista viveu a infância no Rio de Janeiro. Formou-se em dança moderna e ballet na Universidade de Música e Teatro de Hannover deste país, além de ter realizado cursos de diversas técnicas de dança contemporânea em New York (EUA), com bolsa do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico. Conheceu o "Contato Improvisação" em 1994.

Criou mais de 100 coreografias e dançou peças de CI concebidas por Brandin Steffensen e Scott Wells e em cooperação com Rosemary Hannon, Sean Feit e Andrew Wass. Foi diretor e coreógrafo da Cia. de Dança do Teatro de Hildesheim e coreógrafo convidado dos ballets nacionais de Hannover, Karlsruhe e Munique.

Ensinando a técnica regularmente pelo mundo, cativou bailarinos de diversas companhias de dança – entre elas o Balé Teatro Guaíra, em Curitiba; a Compañía de ballet de Trujillo e o Ballet San Marcos, ambos de Lima, no Peru; Danza Común, de Bogotá, na Colômbia; Karen Peterson & Dancers, de Miami, nos EUA; além de GöteborgsOperans Danskompani e Cullberg Baletten, ambas de Estocolmo, na Suécia.

Serviço

Oficina de "Contato Improvisação" - Técnica de dança contemporânea, com Ralf Jaroschinski

Quando – Hoje, das 15 às 18h, e amanhã, das 10h às 13h

Onde - Usina Cultural (Av. Duque de Caxias, 4.159), em Londrina

Quanto - R$ 90

Informações - (43) 9619-4947 ou manuelito_br@yahoo.com.br

Nelson Sato - Reportagem Local

Locomotiva restaurada retorna ao museu

Veículo passou por serviços de funilaria e pintura orçados em R$ 140 mil e fará parte da Exposição Ferrovia e Café que será aberta no dia 23

Após passar por um período de restauração que durou três meses, a Locomotiva Baldwin Tenwheeler e seu tender de abastecimento retornaram ontem ao pátio do Museu Histórico de Londrina. Orçado em R$ 140 mil, a recuperação incluiu serviços de jateamento (técnica utilizada para retirada de ferrugem), funilaria e pintura. O veículo será aberto a visitação no próximo dia 23 como uma das atrações da Exposição Ferrovia e Café, produzida em homenagem aos 80 anos da cidade e que contará com obras do acervo fotográfico do Instituto Brasileiro do Café (IBC) e do próprio museu.

A locomotiva e o tender de abastecimento foram transportados da sede do antigo IBC, na zona leste, até o centro da cidade. "Oficializaremos a entrega do veículo no próximo dia 23 e convidamos toda a população a prestigiar esse trabalho de restauração que foi feito com o objetivo de preservar a memória de uma época tão importante para a história de Londrina", destaca Regina Célia Alegro, diretora do Museu Histórico de Londrina.

Ela explica que o trabalho de restauração do veículo ainda não foi totalmente concluído. "Ainda faltam alguns detalhes como a reconstrução de braçagens e apitos. Esse é um serviço que demanda muito tempo de pesquisa pois esse modelo de locomotiva deixou de ser fabricado na década de 50 e não existem mais peças disponíveis para serem compradas. E como desejamos manter as características originais da locomotiva esse é um processo um pouco mais lento", detalha.

A diretora ressalta ainda que foram necessários vários anos de pesquisa para que o trabalho de recuperação preservasse a originalidade do veículo. "A execução do serviço demanda muito conhecimento e preparação para que a história do objeto seja respeitada", salienta ao lembrar que o custo da restauração foi pago pelo Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic) e pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). "Foram R$ 100 mil aprovados pelo Promic e 40 mil investidos pela UEL", conta.

Apesar de ser um símbolo do período da colonização de Londrina a locomotiva restaurada nunca percorreu os trilhos ferroviários da cidade. "Esse é um modelo que remete às locomotivas que passaram por aqui. Essa locomotiva foi trazida de Jundiaí, interior de São Paulo, em 1999, porque estava sendo depredada. O sistema ferroviário foi fundamental para o desenvolvimento pois era uma garantia da chegada de pessoas e do escoamento da safra local em meio à floresta e às estradas cobertas de lama", argumentou a diretora do museu.

O transporte de passageiros pelo sistema ferroviário em Londrina ficou ativo de 1935 a 1982. Desde então os trilhos foram transferidos para a periferia da cidade e os trens realizam apenas o transporte de cargas.

Marcos Roman - Reportagem Local

Músicos

Estão abertas até o dia 30 de abril as inscrições para músicos interessados em participar do edital de chamamento público que vai constituir um banco de pessoal capacitado para participar de apresentações da Orquestra Sinfônica da UEL. A Osuel vai selecionar músicos nas várias especialidades cordas, madeiras, metais e percussão. O chamamento busca músicos que executem violino, viola, violoncelo e contrabaixo. Clarinete e fagote; trompete, trombone, trompa e tuba, além de tímpanos e percussão. Informações no https://www.sistemasweb.uel.br/index.php?contents=system/lic/lic_cham_pub_mat.php&p_ano_licitacao= 2014&p_cod_local=1&p_tip_licitacao=96&p_num_licitacao=1 .

Richa promete agilidade na obra da PR-445

Governador afirma que duplicação será retomada em "ritmo intenso" após a Páscoa

Agora vai? Em segunda visita à Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina, realizada ontem pela manhã, o governador Beto Richa prometeu que as obras de duplicação dos 17 quilômetros do perímetro urbano da PR-445 serão retomadas em "ritmo intenso" após o feriado da Páscoa e não sofrerão mais interrupções até o final. O Departamento de Estradas e Rodagens (DER-PR) segue mantendo o mês de outubro como prazo final para entrega das intervenções, embora nos próprios canteiros de obras alguns funcionários não se arrisquem a confirmar se terminam o serviço a tempo. Para o governo, mais de 50% das obras estão concluídas.

"Chegando aqui na Exposição, liguei para o diretor geral do DER-PR, engenheiro Nelson Leal, que me garantiu que já falou com as duas empreiteiras responsáveis pelas obras nos três lotes e [o repasse] já está equacionado. Após o feriado da Páscoa elas retomam as obras em ritmo acelerado. Na verdade, uma das empreiteiras é que deu uma desacelerada. Mas as obras serão retomadas para seguir até o final, sem nenhum prejuízo, vindo ou não o dinheiro de Brasília", disse Beto Richa, aliviado com a liminar concedida na última quinta-feira pelo Supremo Tribunal Federal (STF) confirmando que o Paraná tem o direito de receber o financiamento de R$ 817 milhões do Programa de Apoio ao Investimento dos Estados e Distrito Federal (Proinveste). A duplicação dos 17 quilômetros urbanos da PR-445 está orçada em R$ 95 milhões e inclui 11 viadutos e trincheiras e seis passarelas.

Conforme a FOLHA mostrou em reportagens publicadas no início do ano, as obras de duplicação da PR-445 seguiam em ritmo lento nos lotes 1 e 2 – trecho compreendido entre o Conjunto Jamile Dequech e a Avenida Harry Prochet – por causa de atrasos nos repasses de novembro e dezembro à construtora Sanches Tripoloni por parte do governo do Estado. A empreiteira não paralisou os trabalhos, mas chegou a reduzir em um sexto o número de funcionários nesses lotes.

A reportagem retornou aos canteiros de obras da rodovia na tarde de ontem para acompanhar o andamento dos trabalhos. No trecho entre os viadutos do Jamile Dequech e da Avenida Dez de Dezembro não havia funcionários trabalhando. O superintende regional do DER-PR, José Ferreira Heidegger, afirmou que, como os viadutos estão prontos, o que resta a fazer nos dois pontos é a concretagem dos encontros.

No trecho que passa próximo ao Jardim União da Vitória, as pistas foram alargadas, mas seguem parcialmente interditadas até porque a barreira rígida que as separa está incompleta, com apenas dois quilômetros de extensão.

"Se não terminar isso aí, vai ficar feio. A gente vê acidente direto por aqui", conta o comerciante Gerson Petenassi, que há 20 anos mora bem em frente, às margens da rodovia. Segundo ele, em dias de chuva a pista no sentido Londrina-Curitiba "vira uma piscina" porque a água que escorre da parte alta da via não consegue vazão para escoar pelas manilhas. Ele também afirmou que aquele trecho carece de uma melhor iluminação.

Paisagem

Seguindo o curso no sentido Londrina-Cambé, o primeiro sinal de vida operária nas obras de duplicação da PR-445 está no viaduto em frente à Avenida Harry Prochet, que ainda faz parte do primeiro lote. Lá, 25 funcionários da Sanches Tripoloni trabalham para aterrar a pista que vai passar por baixo da estrutura. O viaduto tem seis metros.

O segundo lote se estende da Harry Prochet até a Universidade Estadual de Londrina (UEL). Nesse trecho, um outro viaduto está mais "cru", apenas com as vigas de pé, em frente à Avenida Waldemar Spranger. O terceiro lote, de responsabilidade da construtora Triunfo, vai da UEL até o entroncamento com a BR-369, no trevo para Cambé. O viaduto que se ergue no cruzamento com a Avenida Arthur Thomas impressiona pelo tamanho e pelo estado adiantado das obras. Boa parte da pista entre o bairro Novo Bandeirantes, em Cambé, e o acesso secundário ao Parque Ney Braga, está aterrada.

Diego Prazeres - Reportagem Local

Mais empresas poderão aderir ao Simples Nacional

Projeto que será votado este mês no Congresso Nacional permite a inclusão de quase 500 mil micros e pequenas ao sistema de tributação unificado e redução da carga de tributos para várias categorias

Será votado no próximo dia 29 de abril o projeto de lei 221/2012, que terá grande impacto nas micro e pequenas empresas brasileiras. Esse projeto modifica a legislação do Simples Nacional e elimina as barreiras de acesso ao regime simplificado de tributação, o que vai significar grande redução nos impostos a serem pagos por milhares de empresas.

Segundo estudo feito pelo Instituo Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT), 7,9 milhões de empresas, das 16 milhões existentes no Brasil, já estão no Simples Nacional. Entretanto, o regime criado para beneficiar micros e pequenas não cumpre a disposição constitucional do tratamento de isonomia e impede que 447 mil empresas com faturamento inferior a R$ 3,6 milhões tenham os benefícios das vantagens tributárias, como a unificação de tributos, redução da carga tributária (em especial a redução de 20% sobre a folha de pagamento), menos obrigações acessórias, linhas de crédito exclusivas, preferência em licitações e menos burocracia na hora de abrir e fechar uma empresa.

Segundo o contabilista Jaime Junior Cardozo, presidente do Sindicato das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações, Pesquisas e de Serviços Contábeis de Londrina (Sescap-Ldr), a aprovação do projeto 221/2012 pode ser um grande passo no fortalecimento das micro e pequenas empresas brasileiras, que até então ainda não tinham possibilidade de ingressar no Simples Nacional. "Com a aprovação do projeto, várias atividades poderão optar pelo regime tributário unificado", explica Cardozo. Segundo ele, entre as atividades beneficiadas é possível citar os representantes comerciais, consultores empresariais, financeiros, auditores, empresas de advocacia, corretores de imóveis, corretores de seguros, entre outros.

Por isso, o ingresso de atividades que antes eram vedadas ao Simples Nacional trará muitos benefícios ao País, principalmente na geração de empregos. Um dos responsáveis pelo estudo do IBPT, o contabilista Othon de Andrade Filho, diretor do Sescap-Ldr, cita o setor da contabilidade, que a partir de 2008 foi autorizado a ingressar no Simples. "O número de empregos gerados saltou de 148 mil em 2009 para 240 mil em 2012, um crescimento de 61,89%, implicando em maior recolhimento de INSS. Assim deve ocorrer com outros prestadores de serviço, o que irá melhorar a situação da Previdência Social", argumenta.

O estudo do IBPT mostra que não haverá perda significativa para o governo federal, já que a arrecadação do Simples Nacional representa apenas 3,64% de toda a arrecadação tributária, e sua criação, em 2007, não implicou em redução de recolhimento. "Ao contrário, a arrecadação cresceu ano a ano, saltando de R$ 602 bilhões em 2007 para R$ 1,1 trilhão em 2013, a valores correntes", explica Othon Andrade Filho, que também é diretor de Inteligência do IBPT. Ele realizou o estudo em conjunto com Cosmo Rogério de Oliveira, professor da Universidade Estadual de Londrina (UEL). "A perda de arrecadação do PIS e da Cofins foi compensada pelo crescimento da arrecadação no Simples", explica Othon.

Um dos entraves à universalização do Simples Nacional é justamente a possibilidade de diminuição na arrecadação de impostos. Segundo o Sescap-Ldr, pressões da Receita Federal (RF) podem colocar em risco a aprovação do projeto de lei 221/2012. O presidente da entidade, Jaime Junior Cardozo, diz que a RF tem se manifestado contra esse benefício ao empresário, com o argumento de que haverá perda de arrecadação.

Por isso, o Sescap-Ldr vem se mobilizando. No último dia 9 de abril, a entidade marcou presença em Brasília e agora convoca outras entidades para participarem no dia 29, "para pressionar os deputados a aprovar a lei que tem o apoio já declarado da presidente Dilma Rousseff".

Fonte: Sindicato das Empresas de Consultoria, Assessoria, Perícias e Contabilidade de Londrina - Sescap-Ldr


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