Londrina, Sábado, 20 de Abril de 2024 -  Busca

30/01/2014

Fundação abre inscrições para prêmio Trote da Cidadania 2014

Comemorando 15 anos de realização, prêmio abre categoria inédita para estudantes de todo Brasil

A Fundação Educar DPaschoal, o braço de responsabilidade social do Grupo DPaschoal, uma rede de serviços automotivos, abre as inscrições para o Prêmio Trote da Cidadania 2014, projeto que incentiva e reconhece as boas práticas de recepção aos calouros nas universidades. O projeto comemora 15 anos de realização, e para celebrar o sucesso de todas as suas edições, uma nova categoria foi lançada. Além da categoria “Livre”, onde estudantes podem inscrever projetos de todos os âmbitos, agora há a categoria “Livro”, onde serão reconhecidos projetos que revitalizarem espaços de leitura, aumentarem o acervo e realizarem ações de interação para estimular o interesse da comunidade por livros.

Considerado referência nacional, o prêmio busca incentivar o empreendedorismo e abolir toda e qualquer cultura de trote violento, oferecendo como alternativas ações de interação entre os veteranos, os recém-chegados ao campus e a sociedade. As inscrições podem ser feitas de 30 de janeiro a 15 de abril pelo site www.trotedacidadania.org.br e podem participar estudantes universitários e de escolas técnicas.

“O Trote da Cidadania se torna um marco na vida de quem participa. Nestes 15 anos de história, já participaram do prêmio projetos de todos os estados brasileiros fazendo do Trote da Cidadania o maior reconhecimento a iniciativas de trote solidário do país. A geração de hoje escreve nosso futuro. Temos que aproveitar esse potencial criativo e começar, desde a entrada em uma universidade ou escola técnica, a propor soluções que beneficiem a comunidade. Assim como exigimos das empresas e governo atitudes mais sustentáveis, temos que cuidar de nossas atitudes enquanto cidadãos e promover atitudes saudáveis, coerente com a sociedade que sonhamos”, afirma Marina Carvalho, supervisora de projetos da Fundação Educar DPaschoal.

Sérgio Miorin, professor de Gestão de Pessoas do curso de Pós Graduação em Administração de Empresa da IBE FGV, afirma que a atitude de participar de projetos como o da Fundação Educar permite estimular a interação, o desenvolvimento da comunicação e um bom relacionamento interpessoal, habilidades que contribuem para o futuro profissional.

“A palavra ‘solidário’ representa muito no mundo corporativo. Tudo que fazemos em nossas vidas sem receber algo em troca é positivo para carreira, pois, mostra o nosso senso de contribuição com a sociedade, algo que as empresas buscam incessantemente, tanto é verdade que profissionais que se engajam em movimentos para gerar impacto positivo na sociedade, como o trote, e colocam essa informação no currículo, tem maiores chances de conquistar a vaga disputada perante os seus concorrentes diretos. Dentro do mercado, é importante que o profissional nunca diga ‘faça’, mas sim ‘vamos fazer’. Participar de ações como essa evidenciam de forma positiva essa postura e senso coletivo”, ressalta Miorin.

Categoria Temática

Anualmente, o projeto Trote da Cidadania recebe inscrições de diversas instituições do Brasil com as mais variadas ideias de ações, propostas pelos estudantes. Em 2014, uma nova categoria foi adicionada. “Estamos adicionando a categoria ‘Livro’ esse ano. No Brasil, 43,9% das crianças que concluem o 3º ano do Ensino Fundamental não atingem um nível considerável em leitura. Com essa categoria, queremos estimular, além da criatividade dos projetos livres, ideias que se tornem referência no incentivo à melhoria da educação e leitura do jovem no país”, conclui Marina.

Premiações

Cinco representantes dos três projetos finalistas de cada categoria receberão um dia de oficinas focadas em empreendedorismo e inovação, na sede da DPaschoal em Campinas (SP). “Vamos proporcionar um dia de bate-papo desses jovens com executivos da empresa, vivência no cotidiano do grupo e possibilitar a formação de um networking entre os estudantes além de compartilhar ferramentas que certamente contribuirão para o desenvolvimento dos participantes”, finaliza Marina.

Segundo Constantino Alcântara, coordenador do Núcleo de Pesquisa e Extensão e coordenador do trote Solidário da Faculdade Metropolitana da Amazônia – FAMAZ, “ser premiado pela Fundação Educar com o melhor trote solidário do Brasil em 2013 é um reconhecimento nacional da excelência de nossa responsabilidade social. Participar da premiação com as outras instituições de ensino premiadas foi uma experiência marcante para nossos alunos, que sem dúvida lhes fortaleceu valores altruístas e de responsabilidade cidadã”. (Fonte: Assessoria de Comunicação)