Agência UEL de Notícias
    Londrina, Quarta-Feira, 08 de Fevereiro de 2023 -  Busca   

 · Agência UEL de Notícias  · Jornal Notícia
11/12/2013  

Biblioteca Central cria Repositório Institucional da UEL

Agência UEL

Com o objetivo de ampliar o acesso e a visibilidade da produção científica da UEL, a equipe da Biblioteca Central criou o Repositório Institucional da UEL (RI-UEL), que foi aprovado em reunião do Conselho de Administração realizada em novembro. Serão disponibilizados no RI-UEL os documentos digitais da produção técnica, científica, cultural e artística da comunidade universitária da Instituição.

Além de importante ferramenta de gestão do conhecimento científico, o RI-UEL visa contribuir com a elaboração de indicadores de produção científica e tecnológica institucionais. Só serão publicados documentos digitais que são resultados da conclusão de cursos de mestrado, doutorado, pós-doutorado, e projetos de pesquisa, ensino e extensão, publicados em veículos de comunicação científica que passaram por revisão de pares ou banca de especialistas.

Segundo a diretora da Biblioteca Central, professora Maria Elisabete Catarino, o repositório, que deve estar disponível no primeiro semestre de 2014, vai abrigar os resultados de toda a produção científica da comunidade universitária, incluindo docentes e estudantes de graduação e pós-graduação, e servidores técnicos que participam de projetos de pesquisa, ensino ou extensão. “Serão agrupados em um único local a produção científica da Universidade”, diz. Ela salienta que a implantação do repositório será por meio do software livre DSpace, criado pelo Instituto de Tecnologia (MIT) e a empresa americana Hewlett-Packard (HP).

O Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) foi o responsável pela adoção do repositório em instituições brasileiras. A chefe da Divisão de Biblioteca Digital da BC, Laudicena de Fátima Ribeiro, explica que o sistema funciona por meio do auto-arquivamento. “O próprio pesquisador vai enviar a produção científica para alimentar o repositório”, afirma. No entanto, Laudicena ressalta que a pesquisa será publicada apenas com autorização do autor. A BC será responsável pela implantação, desenvolvimento e manutenção do Repositório Institucional.

O RI-UEL ainda vai contar com um Comitê Consultivo composto por representantes do Departamento de Ciência da Informação (CIN), Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG), Assessoria de Tecnologia da Informação (ATI), e um docente de cada Centro de Estudos. Hoje, no Paraná, a Universidade Federal do Paraná (UFPR) possui o terceiro maior repositório do Brasil. Já o repositório da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS) está entre os três mais pesquisados do mundo.


rodapé da notícia

  13h51 16/12/22 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  13h49 15/12/22 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  14h08 14/12/22 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  14h42 13/12/22 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  13h57 12/12/22 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
D
DESTAQUES ::.

Portal O Perobal

Jornal Notícia

Rádio UEL FM

TV UEL
B
BUSCA no SITE ::.
C
CANAIS ::.
COMITÊS / COMISSÕES
OUTROS ENDEREÇOS
PORTAIS
PROGRAMAS / PLANOS
SAÚDE
SERVIÇOS
Fale com o Reitor
Agenda do Reitor
Holerite
Certificados Declarações
L
LINKS ::.
                             
© Universidade Estadual de Londrina
Coordenadoria de Comunicação Social
Rodovia Celso Garcia Cid | Pr 445 Km 380 | Campus Universitário
Cx. Postal 10.011 | CEP 86.057-970 | Londrina - PR
Fone: (43) 3371-4361/4115/4331  Fax: (43) 3328-4593
e-mail: noticia@uel.br