Londrina, Quarta-Feira, 23 de Agosto de 2017 -  Busca

08/11/2013

UEL é polo mundial de pesquisa em educação científica posssui-foto

A estudante Mariana Machado e a professora Silmara Sartoreto, com o kit doado pela Fundação

A estudante Mariana Machado Tóffolo, do curso de Ciências Biológicas, foi contemplada com bolsa de graduação sanduíche do Programa Ciência sem Fronteiras, da Capes, e ficou um ano estudando nos Estados Unidos, onde realizou estágio na Science House Foundation, em Nova Iorque, sob a coordenação do pesquisador Joshua Fouts, diretor executivo da Fundação.

Ao retornar para o Brasil em setembro deste ano, estudante sob a coordenação da professora Silmara Sartoreto de Oliveira, do Departamento de Biologia Geral (CCB) que tem experiência na área de ensino de Ciências, iniciou um projeto de pesquisa em parceria com a Science House Foundation. “A pesquisa tem por objetivo despertar o interesse em crianças de 10 a 14 anos em temas relacionados à ciência, e assim incentivar a formação de futuros cientistas”, disse a professora.

O projeto desenvolvido pela estudante Mariana e coordenado pela professora Silmara Sartoreto está vinculado ao Projeto MicroGlobalScope, sediado na Science House Foundation e conta com a participação de polos em 28 países. “É uma fundação que busca incentivar a educação científica entre crianças de forma bastante informal”, diz Mariana Machado, que estudou na State University of Arizona e fez três meses de estágio na Science House Foundation.

Através desta parceria, a UEL passa a representar um dos polos aqui no Brasil, colocando a Universidade no mapa das pesquisas educacionais do mundo. “A Science House Foundation está interessada nesta parceria com a UEL que é uma das universidades mais respeitadas do Brasil", disse Joshua Fouts, da Science House Foundation. "Estamos ansiosos para o início das pesquisas e ideias pedagógicas na combinação de educação científica informal e colaboração cultural com a professora Silmara e seus alunos”, acrescentou Joshua Fouts.

A pesquisa propicia um ambiente em que estudantes do Ensino Fundamental possam explorar seu próprio conhecimento através de uma abordagem educacional investigativa. Os alunos terão contato com espécimes de alguns organismos que serão estudados, visualizados e comparados entre si com os dois microscópios, que foram doados para a pesquisa pela Science House Foundation.

A partir desse levantamento de dados e imagens, o processo de aprendizagem parte da discussão entre os alunos sobre o que foi observado. “Não podemos deixar de destacar a importância deste projeto na formação inicial dos alunos do curso de licenciatura em Ciências Biológicas da UEL, uma vez que eles poderão utilizar os kits doados pela Fundação e assim poderão vivenciar e experimentar nos seus estágios novas abordagens, técnicas e metodologias de ensino”, disse a professora Silmara Sartoreto.

Mais informações sobre a Fundação e o Projeto MicroGlobalScope podem ser obtidas nos endereços www.microglobalscope.org e www.sciencehousefoundation.org.

É autorizada a livre circulação dos conteúdos desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,
desde que citada a fonte.

As Sinopses apresentadas têm como referência as edições digitais dos jornais citados disponíveis no dia.

08h28 Disque-Gramática aumenta canais de atendimento posssui-foto
  17h03 Curso ensina sistema Braille