Londrina, Terça-Feira, 16 de Abril de 2024 -  Busca

Professora da UEL assume Centro Nacional da Cultura Negra

Agência UELL

Professora Rosane Borges assumiu cargo na Fundação Palmares

A professora Rosane Borges, do Departamento de Comunicação Social da UEL, foi nomeada esta semana para a coordenação do Centro Nacional de Informação e Referência da Cultura Negra (CNIRC), da Fundação Cultural Palmares. Com vários trabalhos publicados na área de relações raciais, Rosane foi nomeada oficialmente para o cargo na última quarta-feira (15).

A professora é doutora em Comunicação e coordenou o Núcleo de Estudos Afro-Asiáticos da Universidade Estadual de Londrina até meados deste mês. A solicitação para a liberação da professora foi feita pela própria Fundação Palmares, que tem sede em Brasília (DF).

Rosane propõe a sistematização de estudos e pesquisas referentes ao patrimônio cultural brasileiro, considerando as manifestações artísticas, o incentivo à produção teórica e a difusão dos saberes afro-diaspóricos, que possibilitam dimensionar a multiplicidade da cultura negra.

“Acredito que o CNIRC é uma instância fundamental para o combate ao racismo e a promoção da igualdade racial, mostra-se como um organismo estratégico para a construção e difusão de novos referenciais”, afirmou a nova coordenadora.

De acordo com Rosane, as iniciativas sociais e governamentais atuam como instrumentos de fomento e valorização da cultura negra com o objetivo de promover a visibilidade e a importância dos povos historicamente discriminados. “O reconhecimento de que a cultura negra é ubíqua (onipresente) e abrangente, devolveria a essas políticas um papel importante de ampliar a visibilidade do legado negro africano como patrimônio cultural brasileiro”, destacou. (Agência UEL de Notícias com informações da Fundação Cultural Palmares. Leia mais no site http://www.palmares.gov.br/2013/05/rosane-borges-e-a-nova-coordenadora-do-cnirc/)