Londrina, Quinta-Feira, 18 de Abril de 2024 -  Busca

08/03/2013

Recepção a estudantes é marcada por série de atividades posssui-foto

Coral apresentou músicas em diversas línguas e dialetos

Prossegue hoje (8/3), no Anfiteatro Maior do Centro de Letras e Ciências Humanas (CCH), a Recepção aos Estudantes dos Cursos de Letras Estrangeiras Modernas, que começou na quinta-feira, dia 7. Nesta sexta-feira à tarde os alunos assistiram à apresentação do coral LEM Canta, formado por professores e alunos do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas (LEM), com regência do ex-aluno e professor do LEM, Rodrigo Munhoz.

Além de incentivar a integração entre os alunos, o objetivo da recepção é apresentar informações acadêmicas sobre os cursos, como o corpo docente e possibilidades de atuação em diversas áreas, inclusive a participação em projetos e programas da Universidade. Fazem parte do Departamento LEM os cursos de Licenciatura em Língua Inglesa, Licenciatura em Língua Espanhola e Bacharelado em Língua Francesa.

O cronograma de atividades vai até a noite, às 22h50, com apresentação do Laboratório de Línguas da UEL e a mesa-redonda intitulada “O profissional de Letras Estrangeiras Modernas”. A iniciativa é realizada pela coordenação do Colegiado de Letras Estrangeiras Modernas (LEM), a coordenadora, professora Viviane Bagio Furtoso e o vice-coordenador, professor Otávio Góes de Andrade, com apoio da direção do CCH, Laboratório de Línguas, Proex, Prograd e Coordenadoria de Comunicação (COM).

O LEM trabalha com sete linhas de pesquisa, com ênfase nas áreas ensino, aprendizagem, avaliação e formação de professores de línguas estrangeiras, além de lexicologia e ensino de línguas, literatura, história e cultura, letramento crítico, tradução, lexicografia e terminologia, e linguagem e direito.

Na pós-graduação, a área oferece ainda os cursos de especialização em Língua Inglesa, Especialização em Ensino de Línguas Estrangeiras e Especialização em Espanhol: Língua, Literatura e Metodologia, além dos programas de mestrado e doutorado em Estudos da Linguagem. Também está em trâmite a criação de um mestrado profissional na área de Letras Estrangeiras Modernas.

Já na extensão o Laboratório de Línguas oferece aulas de línguas estrangeiras, como: Inglês, Francês, Espanhol, Alemão, Italiano, Japonês e Português para Falantes de Outras Línguas, além de realizar provas de proficiência e aplicar testes internacionais.