Londrina, Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024 -  Busca

20/02/2013

Calouros de Medicina participam de coleta de sangue posssui-foto

Os calouros, de lenço laranja, abordam as pessoas para conseguir doadores

Os calouros do curso de Medicina do Centro de Ciências da Saúde (CCS) participam nesta quarta-feira (20/02), na Catedral Metropolitana de Londrina, da campanha de coleta de sangue e cadastro de doadores de medula óssea que prossegue até as 16 horas.

Munidos de folhetos informativos os calouros percorrem o centro da cidade em busca de voluntários. Após a abordagem, o voluntário passa por triagem e avaliação médica, e depois é encaminhado para doação. Segundo informações da comissão de recepção aos calouros, só no ano passado foram coletadas cerca de 240 bolsas de sangue.

A iniciativa que faz parte da programação de recepção aos calouros é organizada pela comissão de recepção aos calouros em parceria com o Hemocentro Regional de Londrina do Hospital Universitário (HU).

Segundo o veterano do curso de Medicina, André Costa Perez, o trote solidário já é tradicional no cronograma de atividades de recepção aos novos universitários. “Todos os alunos vão receber certificado para comprovar a participação deles na campanha”, disse.

André acrescenta que este ano a atividade conta com o apoio da Federação Internacional das Associações de Estudantes de Medicina (IFMSA), uma organização internacional que promove a participação de estudantes de Medicina em campanhas e projetos da área da saúde. Só no Brasil 35 faculdades de Medicina são associadas a entidade.