Londrina, Quinta-Feira, 18 de Abril de 2024 -  Busca

29/09/2006

Encontro reúne secretárias das Instituições de Ensino Superior

Agentes universitários das instituições de ensino superior paranaenses participam de encontro na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), nesta sexta-feira e sábado (29 e 30/9). No Bristol Vila Velha Hotel, representantes de 17 instituições, entre universidades e faculdades, estão reunidos para momentos de integração, aperfeiçoamento técnico e troca de experiências. Trata-se do IX Encontro de Secretárias das Instituições de Ensino Superior do Paraná, coordenado pela Pró-Reitoria de Recursos Humanos (ProRH) da UEPG, através da Divisão de Provimento, Capacitação e Qualidade de Vida no Trabalho, Seção de Assistência e Promoção Social. “Serão dois dias de participação em ações educativas e de treinamento, que abordam temas voltados para o ambiente de trabalho, aspectos motivacionais e qualidade de vida”, diz a pró-reitora de Recursos Humanos, Ana Maria Salles Rosa Solak. A abertura do evento contou com a presença do vice-reitor, professor Carlos Luciano Sant’Ana Vargas.

Segundo a titular da ProRH, a realização do encontro coincide com a comemoração do “Dia da Secretária” (30 de setembro), data que se tornou tradicional no calendário de treinamentos e promoção social, tendo como público alvo os agentes universitários das IEES. “O encontro visa o estímulo ao senso crítico, a auto-estima, reflexão sobre mudanças de atitudes e definição de valores importantes para o contínuo desenvolvimento pessoal e profissional”, diz Ana Maria Solak, ao acrescentar que toda a programação do evento está voltada para a área de atuação dos agentes universitários. Na palestra que se segue à abertura do encontro, às 15 horas, por exemplo, o professor Sérgio Luiz Ferras Spinato, administrador de empresas e psicólogo, abordará o tema “Supere-se: Estresse e Pressão no Trabalho. Vamos Lidar com Isso”.

O “Relacionamento Humano” será o tema da palestra das 16 horas, com abordagem do professor Nei Alberto Salles Filho, do Departamento de Métodos e Técnicas da UEPG. Na seqüência (17h30 às 18h), haverá um momento cultural, para integração dos participantes. Em seguida, Hilton Teruo Sasai (Sukio Mahikari) fala sobre a “Espiritualidade na Educação”. O primeiro dia de atividades se encerra com nova atividade cultural, seguida de um jantar, nas instalações do Bristol Vila Velha Hotel. Para o segundo dia do encontro, está programado um passeio e caminhada no Parque Estadual de Vila Velha. Às 12 horas, o evento será encerrado.

Conforme a coordenação do encontro, mais de 200 agentes universitários confirmaram participação no encontro, que conta também com o envolvimento da Pró-Reitoria de Administração, Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Culturais, Imprensa Universitária, Divisão de Serviços, Departamento do Curso de Turismo e Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimento de Ensino Superior de Ponta Grossa – Sintespo. Durante o encontro será escolhida a instituição-sede do evento de 2007.