Estão abertas as inscrições para a III Semana de Engenharia Civil da UEL que será realizada de 20 a 24 de agosto, no Anfiteatro do Centro de Estudos Sociais Aplicadas (CESA), no Campus Universitário. A semana é direcionada a estudantes das áreas de construção civil e tem o objetivo de mostrar as varias áreas de atuação do engenheiro como geotecnia, perícia e grandes empreendimentos de infraestrutura. As inscrições podem ser feitas pelo endereço http://iiisec.com.br/wordpress/inscricoes/ e custam R$ 30,00. A iniciativa é da TCP Engenharia, a Empresa Junior do curso de Engenharia Civil da UEL e Centro Acadêmico Saburo Morimoto.
A Semana traz profissionais renomados como o fundador do curso de Engenharia Civil da UEL, Elias Plácido, que está completando 50 anos de atividades ininterruptas, além de profissionais com larga experiência em grandes obras e que atuam em ramos ainda pouco explorados.
Segundo Felipe Zambrin, da TCP Engenharia, a ideia é apresentar a realidade do mercado de trabalho, mostrando novas oportunidades no momento em que os acadêmicos estão em processo de formação. Segundo o estudante, diante da clareza de oportunidades, o estudante terá melhores condições de escolher o ramo de atuação.
Programação:
20/08
20 horas – palestra de abertura “O Engenheiro Civil”, com Elias Plácido, fundador do curso de Engenharia Civil da UEL, especialista em Materiais de Construção e Fundações (USP). Responsável pelo Plano Urbanístico do Campus, implantado em 1968.
21/08
19 horas – palestra “Desafios atuais em estrutura de concreto”, com Carlos Britez, doutor em Ciências pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (EPUSP). Tem experiência na área de Engenharia Civil com ênfase Materiais e Componentes de Construção, atuando principalmente nas áreas de tecnologia dos materiais e sistemas e de inspeções e diagnósticos de manifestações patológicas em estruturas de concreto de armado.
20h45 - palestra “Estruturas”, José Augusto Queiroz, engenheiro de porto de mar, rios e canais; engenheiro sanitarista e urbanista; engenheiro de pontes, grandes estruturas de aço, concreto e madeira. No seu currículo obras como a Barragem do Lago Igapó, Concha Acústica, além de participação nos projetos estruturais do Estádio Vitorino Gonçalves Dias e Estádio do Café.
22/08
19 horas – Roda de Discussão, com ex-alunos do curso, que atuam em diferentes áreas da Engenharia Civil: Thalmus Magnoni Fenato, Thiago Melandfa Mendes, Volney Furtado de Souza.
20h45 – palestra “Estradas”, com Mário Faraco, gerente de Obras e Serviços do DER, em Curitiba.
23/08
19 horas - “Perícia Criminalística”, com Luis Noboru, engenheiro chefe de Perícia no Instituto de Criminalística de Londrina.
20h45 - “Geotecnia”, com Willy Alvarenga Lacerda, referência na pesquisa e no ensino de Geotecnia no Brasil, o professor Willy Lacerda formou, no decorrer de mais de 40 anos de trajetória profissional, toda uma geração de professores e pesquisadores que hoje atuam em várias universidades e institutos de pesquisa, no Brasil e no exterior.
24/08
20 horas - palestra “Grandes Obras”, com Valdemar Yamashiro, engenheiro na Andrade Gutierrez, empresa reconhecida como referência na construção civil, inclusive com atuação no exterior, com expertise nos diversos segmentos de construção pesada.