Berenice Quinzani Jordão junto aos outros dirigentes homenageados
A UEL recebeu o troféu “Amigo do Iapar” conferido a organizações e entidades do país que colaboraram para o desenvolvimento do Instituto, que completou 40 anos de atividades. A UEL recebeu o prêmio das mãos dos diretores do Iapar, juntamente com outras instituições de ensino e pesquisa, como a UEM, UFPR, Ipardes, PUC-PR, Fundação Araucária e Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI), que integram a recém-criada Rede de Pesquisa e Inovação Agropecuária do Paraná, que tem o objetivo de potencializar e disseminar estudos da área. A Universidade esteve representada na cerimônia de aniversário do Iapar, realizada na tarde da última sexta-feira (29), na sede do Instituto, em Londrina, pela vice-reitora Berenice Quinzani Jordão.
Além de lançar a rede de pesquisa, o Iapar anunciou a criação do curso de mestrado em Agricultura Conservacionista, em análise pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A expectativa é de que o curso possa ser oficializado em três meses. O programa deverá ser estruturado em três níveis: biotecnologia, produção e proteção vegetal e manejo conservacionista dos recursos naturais. O programa será direcionado a agrônomos, engenheiros florestais, biólogos e zootecnistas.
Segundo o presidente do Iapar, Florindo Dalberto, o Instituto fez sua parte na história recente da produção agrícola do Estado, que hoje é o segundo maior exportador do agronegócio brasileiro. “Esta transformação é coisa do passado, agora é hora de reinventar para o futuro, preparando o Estado para o próximo século”, discursou o presidente, enaltecendo as demais instituições de pesquisa a se integrarem em estudos de ponta visando alta produtividade conciliada com sustentabilidade. Segundo Dalberto, a rede de pesquisa deverá integrar pesquisadores e estudos produzidos nas Universidades, visando uma agricultura competitiva.
Além da vice-reitora da UEL, diversas autoridades prestigiaram a cerimônia de 40 anos do Iapar, como o secretário estadual de agricultura do Paraná, Norberto Ortigara, o diretor geral da SETI, Sérgio de Jesus Vieira, o prefeito de Londrina, Barbosa Neto, além de representantes de órgãos de pesquisa e Universidades e demais instituições do Estado.