Gravação de ruídos para incentivar o silêncio
Uma intervenção bem humorada marcou nesta segunda-feira, 7 de maio, o Dia do Silêncio, na Biblioteca Setorial de Ciências Humanas. Com o objetivo de diminuir os ruídos produzidos por usuários, os alunos do curso de Música da UEL capturaram sons de conversas e barulhos dos usuários para incentivar a prática do silêncio.
Munidas de microfones, as alunas Amanda Souza, Bruna Paes e Jéssica Otonielli, percorreram os corredores da Biblioteca Setorial para flagrar conversas de usuários menos atentos. Também foram colocados vários microfones em pontos estratégicos do local, além de duas caixas amplificadoras que reproduziam os sons capturados pelos microfones.
O professor Fábio Parra Furlanete, do Departamento de Música e Teatro (MUT), explica que a ação do projeto “Processos de criação em arte em contextos coletivos e transdisciplinares” visa amplificar os ruídos dos usuários para sugerir a mudança de comportamento. “A proposta é mostrar o comportamento inadequado para que as pessoas se corrijam no dia a dia”.
O setor recebe em média 600 usuários por dia. Para a bibliotecária Solange Gara Portello, o horário mais crítico é o intervalo das aulas, em que os alunos aproveitam para utilizar os serviços da Biblioteca Setorial.
Já a aluna Camila Bonini, do 2º ano do curso de Pedagogia, gostou da iniciativa e reconhece que o silêncio é importante para o ambiente de estudos. “É bacana, já que chama a atenção das pessoas”, disse. Então, nunca é tarde para lembrar: “Silêncio! Aqui na Biblioteca quem fala são os livros” (Rosa Mares).