Agência UEL de Notícias
    Londrina, Sexta-Feira, 24 de Maio de 2013 -  Busca   

 · Agência UEL de Notícias  · Jornal Notícia
26/04/2012  

SINOPSE - A UEL NOS JORNAIS (26-4-2012 - Quinta-feira)

De acordo com as edições digitais dos jornais disponibilizadas no dia.

Agência UEL

www.folhadelondrina.com.br

Cursos recebem selo da OAB

Representantes de cursos de Direito de cinco universidades estaduais do Paraná foram a Brasília na semana passada para receber o selo de qualidade do ensino jurídico da Ordem dos Advogados do Brasil, que indica as melhores graduações da área no País. O selo foi atribuído a apenas 90 cursos de Direito, de um total de 1.219 existentes no País.

Fazem parte da lista os cursos das universidades estaduais de Londrina (UEL), de Maringá (UEM), de Ponta Grossa (UEPG), do Oeste do Paraná (Unioeste - campus de Francisco Beltrão) e da Faculdade de Direito do Norte Pioneiro, em Jacarezinho, integrante da Universidade Estadual do Norte do Paraná (Uenp).

Para elaborar a lista, a OAB analisou 791 cursos de Direito e fez uma média ponderada das notas obtidas pelos estudantes das instituições nos três últimos Exames de Ordem e da pontuação alcançada no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) de 2009.

Para o coordenador do curso de Direito da UEM, Aroldo Luiz Moraes, o selo aumenta a responsabilidade da instituição. A coordenadora do curso de Direito da Unioeste em Francisco Beltrão, Andréa Benedetti, afirmou que indicações como essa sempre trazem alegria e novo ânimo aos professores.

www.jornaldelondrina.com.br

Ponto de Vista

"Eu sou 12 por 8" é uma campanha criada pela Sociedade Brasileira de Cardiologia para conscientizar a população sobre os benefícios de manter o controle adequado da pressão arterial e sobre os riscos da hipertensão. Hoje, no Brasil, existem mais de 30 milhões de hipertensos. A pressão alta não controlada é a principal causa das duas doenças que mais matam no Brasil: o acidente vascular cerebral e o infarto do miocárdio. A cada ano, 300 mil brasileiros são vitimados pelas doenças cardiovasculares, principalmente causadas pela hipertensão. Um número duas vezes maior que as mortes causadas por câncer, três vezes maior que as causadas por acidentes e quatro vezes maior que as mortes causadas por infecções, incluindo a aids.

O grande desafio da campanha “Eu sou 12 por 8” é que as pessoas percebam os benefícios de ter uma pressão controlada e a gravidade da hipertensão não tratada, façam um diagnóstico precoce e não abandonem o tratamento. No Brasil, estima-se que apenas 10% dos hipertensos façam o controle adequado da hipertensão.

A hipertensão arterial, popularmente chamada de “pressão alta”, é um dos problemas de saúde pública mais comuns em nossa população. Aproximadamente um em cada quatro brasileiros com mais de 18 anos apresenta níveis de pressão arterial acima de 14 por 9.

As pessoas que têm maior risco de se tornarem hipertensas são aquelas que não têm hábitos alimentares saudáveis, ingerem muito sal, não fazem atividades físicas, exageram no consumo do álcool, são diabéticas ou têm familiares hipertensos. Após os 55 anos, mesmo as pessoas com pressão arterial normal têm 50% de chance de desenvolver a hipertensão.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, quem é hipertenso e não faz o controle adequado pode ter uma redução na expectativa de vida de até 16 anos e 6 meses. É uma doença que em 90% dos casos não têm cura, mas têm controle. Para prevenir e controlar a hipertensão é importante fazer atividades físicas regulares (pelo menos 30 minutos ao dia, 3 ou mais vezes por semana), reduzir o consumo de sal da alimentação, manter o peso adequado controlar o estresse (sono adequado, controle da ansiedade e depressão, relaxamento), parar de fumar, diminuir ou suspender o consumo de bebida alcoólica e, se necessário, utilizar medicamentos prescritos pelo médico de forma contínua. O paciente nunca poderá, por decisão própria, suspender o uso do medicamento mesmo havendo o controle da pressão. O controle não significa “cura”.

Outra situação bastante comum é a não utilização da medicação eventual durante o consumo de bebida alcoólica. Isto é um erro porque o álcool é uma causa de aumento da pressão arterial e o paciente deverá utilizar o medicamento diária e continuamente.

Uma orientação para aqueles que não sabem se são hipertensos – avaliem sua pressão arterial pelo menos uma vez por ano porque a maioria dos pacientes hipertensos não têm sintomas.

*Divina Seila de Oliveira Marques é cardiologista e professora adjunta de Cardiologia na UEL.



É autorizada a livre circulação dos conteúdos desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,
desde que citada a fonte.

As Sinopses apresentadas têm como referência as edições digitais dos jornais citados disponíveis no dia.


  08h07 SINOPSE - A UEL NOS JORNAIS - (24-5-2013 - Sexta-feira)
  17h38 UEL oferece especialização em Contabilidade Financeira e Tributária
  17h32 De Coração Aberto é atração do Cine Com-Tour/UEL posssui-foto
  17h25 História da Língua Inglesa será tema de curso
  17h19 Professor da Unesp faz palestra no Dia do Geógrafo
  17h15 Aberto Seminário em Ciência da Informação posssui-foto
  17h08 UEL é parceira na Semana de Conscientização sobre Hanseníase
  15h54 OSUEL apresenta concerto neste domingo posssui-foto
  15h53 Livro sobre situação dos cemitérios será lançado dia 29
  15h38 Vigia da UEL vai participar de congresso internacional posssui-foto
  15h20 Céu de Londrina terá sessão no Planetário neste sábado
  15h11 Especialização em Finanças Corporativas abre inscrições
  15h02 Está no ar a edição de maio do UEL Cidadania
  14h46 Ex-alunos da Vizivali terão formatura especial
  08h15 SINOPSE - A UEL NOS JORNAIS - (23-5-2013 - Quinta-feira)
  18h16 Governo libera R$ 13,8 milhões para universidades
  18h04 Abertas inscrições para o 31° SEURS
  16h51 Programas Probral e Unibral recebem propostas bilaterais
  16h35 Feira das Profissões apresentará cursos de graduação da UEL
  16h26 Mestrado e doutorado em Letras estão com inscrições abertas
  15h44 Abertura do CONPEF lota o Anfiteatro do CCH posssui-foto
  15h33 Museu Histórico e Sebrae/PR abrem a 2ª Semana do Café
  15h16 Governador recebe relatório de avaliação de curso da UEL
  15h05 Semana de Ciências Sociais é aberta com mesa-redonda posssui-foto
  10h32 SINOPSE - A UEL NOS JORNAIS - (22-5-2013 - Quarta-feira)
  18h32 Prefeitura e UEL discutem infraestrutura e espaço público posssui-foto
  18h11 Abertas inscrições para curso de Excel 2010
  17h51 NEDDIJ participou de alerta contra o abuso sexual posssui-foto
  17h29 OSUEL lança venda antecipada de ingressos posssui-foto
  16h53 Colégio realiza Semana de Humanidades com apoio da UEL
  16h39 UEL oferece imersão em língua inglesa
  16h27 Servidores recebem orientações sobre perícias e licenças posssui-foto
  16h08 Colégio de Aplicação realiza entrega de boletins posssui-foto
  16h00 Encontro reúne pesquisadores da área de aproveitamento de resíduos
  15h39 Aberta a 51ª Semana Jurídica da UEL posssui-foto
  15h19 Semana de Ciências Sociais vai reunir quase 400 participantes
  14h52 Jornada de Estudos Contábeis recebe inscrições até sexta-feira
  08h50 SINOPSE - A UEL NOS JORNAIS - (21-5-2013 - Terça-feira)
  18h09 UEL participa de Semana de Controle de Infecção Hospitalar
  18h00 Simpósio de Carne Suína começa nesta quarta-feira
  17h28 Servidor da UEL integra Comitê Assessor de Teatro em La Paz
  17h07 Seminário debate pirataria e preservação digital posssui-foto
  15h17 Workshop na UEL reúne alunos de Ciência da Informação posssui-foto
  13h18 UEL é autorizada a preencher 176 vagas de técnico-administrativos
  13h09 51ª Semana Jurídica começa nesta segunda com mais de 900 inscritos
  08h09 SINOPSE - A UEL NOS JORNAIS - (20-5-2013 - Segunda-feira)
  08h05 SINOPSE - A UEL NOS JORNAIS - (19-5-2013 - Domingo)
© Universidade Estadual de Londrina
Coordenadoria de Comunicação Social
Rodovia Celso Garcia Cid | Pr 445 Km 380 | Campus Universitário
Cx. Postal 10.011 | CEP 86.057-970 | Londrina - PR
Fone: (43) 3371-4361/4115/4331 | Fax: (43)3328-4593
e-mail: noticia@uel.br