Londrina, Domingo, 19 de Janeiro de 2020 -  Busca

23/03/2012

Orquestra ganha reforço de Sociedade de Apoio posssui-foto

Pedro Kreling, presidente da entidade: “resgate de um dos símbolos de Londrina”

Foi apresentada nesta sexta-feira pela manhã (23/03), na Divisão de Música da Casa de Cultura, a Sociedade de Apoio à Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual de Londrina. A iniciativa visa respaldar todas as atividades da OSUEL na difusão de projetos e ações em Londrina e região. Nesta sexta-feira à noite, às 20 horas, no Crystal Palace Hotel, acontece a cerimônia de lançamento oficial da entidade, reunindo músicos, a comunidade universitária, além da sociedade civil organizada.

A diretoria da entidade é composta pelo professor aposentado do curso de Medicina da UEL, Pedro Kreling (presidente). Nomes conhecidos como Vitória Sahão e Neuza Franquini, também deverão compor a diretoria. Outros nomes deverão ser confirmados durante a reunião que oficializa a sociedade logo mais à noite.

O Chefe da Divisão de Música da Casa de Cultura, Cícero Cordão, explica que a proposta é que pessoas ligadas à vida cultural de Londrina sejam indicadas para a Sociedade de Apoio. “Para a Orquestra é fundamental total apoio neste momento”, relata. A OSUEL completou em março 28 anos de atividades, sendo a primeira orquestra criada oficialmente no Paraná.

Para Pedro Kreling, a orquestra representa um símbolo de Londrina. Neste sentido, segundo ele, a Sociedade de Apoio está motivada para dar apoio à orquestra e a seus músicos.

“A OSUEL representa bem o espírito londrinense, com uma postura aguerrida e musical”, afirma. Ele conta que a primeira ação da sociedade será listar as reais necessidades do grupo. “O papel da Sociedade de Apoio à OSUEL é bastante amplo e vamos trabalhar junto aos músicos”, declarou.

Na opinião do músico da OSUEL, Marcos Pelison, a iniciativa dá um novo fôlego aos integrantes da orquestra. “É a oportunidade de devolver à Londrina e região o grande potencial musical da orquestra”, afirma. Ele lembrou que entidade semelhante já existiu, mas foi extinta há pelo menos 10 anos.

Além da previsão da apresentação de óperas em Londrina, a temporada 2012 da OSUEL prevê a execução de obras internacionais e produções musicais brasileiras, com músicos brasileiros e de outros países inclusive, músicos do Teatro Scala de Milão, Itália. Já no próximo mês vai acontecer um concerto com direção do australiano Wolfgang Czeipek, conhecido internacionalmente.

O maestro da OSUEL, Maurizio Colasanti, disse inclusive que há vários contatos para levar a OSUEL a se apresentar na Europa Estados Unidos. “Temos necessidade de crescer e desenvolver a OSUEL, valorizando os nossos músicos”, afirmou.

Concurso Internacional

O maestro Maurizio Colasanti apresentou o lançamento da Sociedade de Apoio para comunicar a realização do 1º Concurso Internacional de Composição Orquestral da OSUEL. O concurso pretende receber composições para orquestra sinfônica de autoria de músicos de várias nacionalidades. As obras serão analisadas por uma comissão julgadora formada pelo maestro e por músicos da OSUEL.

As inscrições serão realizadas entre abril e setembro deste ano. Os detalhes do concurso, bem como as regras detalhadas do concurso cultural serão divulgadas nos próximos dias. Serão aceitas composições com duração de oito a 15 minutos. O prêmio será a própria execução da obra eleita nos concertos previstos da temporada 2012 da OSUEL.

15h45 Notas equivocadas do ENEM 2019 podem ser revistas
  15h44 Inscrições para o Sisu começam terça-feira (21). UEL oferta 586 vagas
  09h40 Curso de extensão ensina elaboração de documentos em Psicologia
  09h13 Laboratório de Línguas tem curso de Inglês exclusivo para crianças
  17h54 Prêmio do CNPq está com inscrições abertas
  16h27 Pesquisadores do CCS estudam mecanismos para amenizar a sede de pacientes
  16h21 Programa Universidade Sem Fronteiras abre chamada para novos projetos
  11h52 Último dia para pré-matrícula de classificados em 1ª convocação
  11h48 Simpósio do CCH destaca os temas gênero e políticas públicas
  16h09 Colação de grau da UEL entrega ao mercado 20 novos profissionais
  10h26 Semana da Difusão da Cultura recebe inscrições
  10h44 Pesquisa une matemática e agronomia no combate à ferrugem asiática
  10h04 Abertas inscrições para 45 cursos de especialização
  10h32 Laboratório de Línguas divulga calendário de inscrições e cursos ofertados
  15h23 Pré-matrícula de convocados no Vestibular é obrigatória
  14h32 Ambulatório de Fisioterapia oferece atendimento gratuito à comunidade
  09h48 Curso Especial Pré-Vestibular registra 91 aprovados na UEL

Sorria! Você está sendo cuidado!

Quando se trata de solo, sempre há solução

ARTIGO: Um futuro utópico ou distópico?

Projeto mapeia o cooperativismo no Brasil