Londrina, Segunda-Feira, 03 de Agosto de 2020 -  Busca

23/03/2012

Orquestra ganha reforço de Sociedade de Apoio posssui-foto

Pedro Kreling, presidente da entidade: “resgate de um dos símbolos de Londrina”

Foi apresentada nesta sexta-feira pela manhã (23/03), na Divisão de Música da Casa de Cultura, a Sociedade de Apoio à Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual de Londrina. A iniciativa visa respaldar todas as atividades da OSUEL na difusão de projetos e ações em Londrina e região. Nesta sexta-feira à noite, às 20 horas, no Crystal Palace Hotel, acontece a cerimônia de lançamento oficial da entidade, reunindo músicos, a comunidade universitária, além da sociedade civil organizada.

A diretoria da entidade é composta pelo professor aposentado do curso de Medicina da UEL, Pedro Kreling (presidente). Nomes conhecidos como Vitória Sahão e Neuza Franquini, também deverão compor a diretoria. Outros nomes deverão ser confirmados durante a reunião que oficializa a sociedade logo mais à noite.

O Chefe da Divisão de Música da Casa de Cultura, Cícero Cordão, explica que a proposta é que pessoas ligadas à vida cultural de Londrina sejam indicadas para a Sociedade de Apoio. “Para a Orquestra é fundamental total apoio neste momento”, relata. A OSUEL completou em março 28 anos de atividades, sendo a primeira orquestra criada oficialmente no Paraná.

Para Pedro Kreling, a orquestra representa um símbolo de Londrina. Neste sentido, segundo ele, a Sociedade de Apoio está motivada para dar apoio à orquestra e a seus músicos.

“A OSUEL representa bem o espírito londrinense, com uma postura aguerrida e musical”, afirma. Ele conta que a primeira ação da sociedade será listar as reais necessidades do grupo. “O papel da Sociedade de Apoio à OSUEL é bastante amplo e vamos trabalhar junto aos músicos”, declarou.

Na opinião do músico da OSUEL, Marcos Pelison, a iniciativa dá um novo fôlego aos integrantes da orquestra. “É a oportunidade de devolver à Londrina e região o grande potencial musical da orquestra”, afirma. Ele lembrou que entidade semelhante já existiu, mas foi extinta há pelo menos 10 anos.

Além da previsão da apresentação de óperas em Londrina, a temporada 2012 da OSUEL prevê a execução de obras internacionais e produções musicais brasileiras, com músicos brasileiros e de outros países inclusive, músicos do Teatro Scala de Milão, Itália. Já no próximo mês vai acontecer um concerto com direção do australiano Wolfgang Czeipek, conhecido internacionalmente.

O maestro da OSUEL, Maurizio Colasanti, disse inclusive que há vários contatos para levar a OSUEL a se apresentar na Europa Estados Unidos. “Temos necessidade de crescer e desenvolver a OSUEL, valorizando os nossos músicos”, afirmou.

Concurso Internacional

O maestro Maurizio Colasanti apresentou o lançamento da Sociedade de Apoio para comunicar a realização do 1º Concurso Internacional de Composição Orquestral da OSUEL. O concurso pretende receber composições para orquestra sinfônica de autoria de músicos de várias nacionalidades. As obras serão analisadas por uma comissão julgadora formada pelo maestro e por músicos da OSUEL.

As inscrições serão realizadas entre abril e setembro deste ano. Os detalhes do concurso, bem como as regras detalhadas do concurso cultural serão divulgadas nos próximos dias. Serão aceitas composições com duração de oito a 15 minutos. O prêmio será a própria execução da obra eleita nos concertos previstos da temporada 2012 da OSUEL.

13h44 03/08/20 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  17h11 UEL é parceira na realização do 1º Pense Agro do Paraná
  16h35 Colaboradora da UEL FM integra rede internacional de world music
  13h57 31/07/20 Revista do Meio-Dia (UEL FM)