Londrina, Segunda-Feira, 24 de Fevereiro de 2020 -  Busca

03/02/2012

Pró-reitor faz entrega oficial de equipamento isocinético posssui-foto

Professor Jefferson explica o funcionamento ao pró-reitor Mário Sérgio Mantovani e à superintendente do HU, Margarida Carvalho

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da UEL, Mário Sérgio Mantovani, oficializou hoje, dia 3, a entrega do equipamento isocinético de avaliação da força muscular ao Departamento de Fisioterapia, do CCS, e ao Programa de Mestrado/Doutorado Associado UEL/UEM em Educação Física.

De acordo com Mantovani, o impacto das pesquisas possíveis com o novo equipamento beneficia a todos. “Ele permite uma melhor avaliação de pacientes e contribui para o aprendizado dos alunos. No final das contas, todos saem ganhando”, comenta o pró-reitor.

O equipamento ficará no Laboratório de Biomecânica e Epidemiologia Clínica, do Departamento de Fisioterapia/CCS.

Segundo o professor Jefferson Rosa Cardoso, coordenador do Laboratório, o equipamento controla pela velocidade e pelo ângulo o movimento e avalia praticamente todas as articulações do corpo. “Ele terá utilidade tanto para avaliação quanto para treinamento de força e habilidade musculares. Inicialmente, será utilizado em pesquisas, mas futuramente poderá ter uso também na prestação de serviços, que deve beneficiar desde atletas de alto rendimento ou de lazer até pessoas com lesões musculoesqueléticas”, conta.

O coordenador do Programa UEL/UEM, professor Marcos Polito, do CEFE, reforça o fato de que o equipamento poderá ser utilizado por várias áreas da Saúde. “Na Educação Física estudamos o movimento e nas áreas de Medicina e Fisioterapia o aparelho facilita tanto a parte de diagnóstico, como de tratamento”, ressalta Polito.

O equipamento, que era reivindicação antiga, foi adquirido com verba da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), do Ministério da Ciência e Tecnologia e custou US$ 75 mil. Só existem seis desses equipamentos em todo o Paraná, dois deles nos clubes de futebol – Coritiba e Atlético Paranaense.

18h02 Atividades administrativas na UEL serão retomadas na quinta-feira (27)
  17h25 Edital divulga selecionados para Prova do Curso Especial Pré-Vestibular
  16h15 Oficina no CCB reforça combate ao mosquito da dengue no Campus
  14h51 UEL será Posto de Coleta Municipal para o Censo 2020 do IBGE