Londrina, Quinta-Feira, 17 de Janeiro de 2019 -  Busca

09/11/2010

SINOPSE - A UEL NOS JORNAIS (9-11-2010 - Terça-feira)

De acordo com as edições digitais dos jornais disponibilizadas no dia.

www.folhadelondrina.com.br

Show de vozes

Começa hoje a 16 edição do Festival Unicanto de Corais

Um grupo holandês, com 45 anos de atuação, abre a 15 edição do Festival Unicanto de Corais de Londrina. O Utrechtse Studenten Cantorij, da cidade de Utrecht, é um dos três participantes internacionais do evento que começa hoje e prossegue até sexta-feira com apresentações no Teatro Ouro Verde e em diversos espaços paralelos da cidade.

Neste ano, 25 corais participam do festival. Estão previstos shows em praças, empresas, mercados, asilos, bancos e hospitais. ''O festival já se tornou tradição e, com sua projeção, começa a atrair grupos do exterior. Além do coral holandês, teremos grupos da Argentina e do Uruguai. Mais importante do que isso, porém, é o incentivo que o evento vem dando ao canto coral na área metropolitana de Londrina, onde contamos com cerca de 50 grupos atuantes'', diz o maestro, idealizador e diretor José Mário Tomal.

A programação começa hoje, às 11 horas, com uma apresentação do Utrechtse Studenten Cantorij em uma das agências da Caixa Econômica Federal (uma das patrocinadoras do evento). À noite, às 20h, o grupo leva seu show de abertura para o Teatro Ouro Verde, dividindo o palco com o Grupo Chorus de Londrina.

Uma das principais atrações do festival, o Cantorij foi fundado em 1965 pelo maestro Jaap Hillen. Seu repertório inclui vários períodos e estilos musicais, que vão desde o renascentista e o barroco até o moderno e contemporâneo. Anualmente, o Cantorij prepara e executa pelo menos dois programas diferentes. Os últimos programas focaram-se em música ibérica e latino-americana, alemã, inglesa e francesa.

Mas novos temas são compostos com regularidade especialmente para o Cantorij, como por exemplo a peça ''Tijd'', criada este ano pelo compositor Bart van Dongen. O grupo já fez excursões em diversos países, incluindo Itália, Suécia, Alemanha, Áustria, Inglaterra, Espanha, Bélgica e Eslovênia.

Além dele, o elenco de atrações do Festival Unicanto conta com o Coro de Feput de San Miguel de Tucumán (de Tucumán - Argentina), Coro Convocarte (Montevideo - Uruguai), Coro Masculino CBA (Alumínio - São Paulo), Coral Camera Ifes (Vitória - ES) e vários representantes locais e regionais. Todas as apresentações são gratuitas, mas a organização solicita um quilo de alimento não perecível, que será entregue às entidades assistenciais de Londrina.

HOJE

- Utrechtse Studenten Cantorij (Utrecht - Holanda) e Grupo Chorus (Londrina)

Onde - Teatro Ouro Verde (R. Maranhão, 85)

AMANHÃ

- Coral da Empresa de Transp. Coletivos Grande Londrina, Coral Juvenil da UEL, Coral Palestrina (Cambé - PR), Coral PPProclamai da 1 Igreja Batista de Londrina, Coro da UEL, Grupo Entre Nós/UEL, Coro do Feput de San Miguel de Tucumán (Tucumán - Argentina)

QUINTA

- Coral da Irmandade da Santa Casa, Coral da Acel, Coral da Viação Garcia, Coral da Cocamar (Maringá - PR), Coro Municipal de Arapongas (Arapongas - PR), Coral da Igreja Presbiteriana Central, Coro da Convocarte (Montevideo - Uruguai)

SEXTA

- Grupo Vocal da Câmara de Vereadores de Londrina, Coral Marista, Coral Sol Maior (Colorado - PR), Sollu's Vocal, Grupo Khanok, Coro Masculino CBA (Alumínio - SP), Coral Camerata IFES (Vitória - ES)

SÁBADO

- Missa de Ação de Graças com participação de todos os corais do festival

Onde - Igreja Matriz de Cambé (Paróquia Santo Antônio)

Horário - 10h30

Informações - (43) 3337-3596

Nelson Sato - Reportagem Local

O Teatro Ouro Verde foi vendido por 10 milhões!

Conversei, ontem, pelo telefone, com o professor e médico Oscar Alves, ex-reitor da UEL. Ele comentou sobre o esclarecimento histórico a respeito da venda do Teatro Ouro Verde para a Universidade Estadual que fizemos, e confirmou o que o jornalista Walmor Macarini relatou, e acrescentou mais os seguintes detalhes: 1 - O Ouro Verde foi comprado pela quantia de 10 milhões de cruzeiros. O ministro Ney Braga pagou 5 milhões, pelo Ministério da Educação e Cultura, e 5 milhões quando assumiu o Governo do Paraná. 2 - Os proprietários do Cine Ouro Verde eram Celso Garcia Cid, José Garcia Molina e os Irmãos Pesarini e alguns sócios menores. 3 - Quando Walmor Macarini sugeriu a Cleto Assis que falasse com o reitor Oscar Alves sobre o assunto, o Banco Itaú estava comprando o local por 10 milhões de cruzeiros. Foi, então, que Oscar pediu ao advogado José Hosken de Novaes, então procurador jurídico da UEL, que falasse com seus amigos Celso Garcia Cid e José Garcia Molina e Pesarini a respeito. Hosken conseguiu que eles atendessem ao pedido de Oscar e Ney Braga e pelo mesmo preço venderam o Ouro Verde para a UEL. Oswaldo Militão

16h18 Cine Com-Tour tem sessão de pré-estreia do longa Assunto de Família
  14h29 Parceria entre UEL e Federação Paranaense de Futebol forma 28 novos árbitros
  11h46 Ranking britânico posiciona UEL como a melhor do Estado