O professor doutor Adriano Correia Silva, importante pesquisador e estudioso da Filosofia Política, da Universidade Federal de Goiás, ministrará uma palestra com o tema "Natalidade, mortalidade e política em Hannah Arendt", nesta quarta-feira, dia 9, às 19h30, na sala 102 do CCH. No dia 10, das 14 às 18 horas, no mesmo local ele ministra o minicurso "A condição humana em Hannah Arendt". Os dois eventos integram o Ciclo Hannah Arendt promovido pelo Departamento de Filosofia e pelo Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Estadual de Londrina.
O professor Adriano Correia investiga, entre outros autores, a obra de Hannah Arendt, que foi uma das pensadoras políticas mais originais do século XX: refletiu sobre as origens do totalitarismo, sobre banalidade do mal, sobre a condição humana política, sobre a capacidade humana de estabelecer novos começos (natalidade), sobre a liberdade, sobre a promessa da política, sobre os direitos humanos, entre outros.
Um dos livros mais conhecidos de Hannah Arendt é A Condição Humana (1958), em que a autora apresenta a via ativa da condição humana e as atividades do labor, do trabalho e da ação. Esse livro foi traduzido para a língua portuguesa em 1981, contudo, pela penetração que a obra de Arendt alcançou e pela atualidade dos temas discutidos pela filósofa, merecia uma revisão, que de maneira alguma desqualifica o importante trabalho do professor Roberto Raposo. Essa revisão foi realizada pelo professor Adriano Correia que assina também uma importante apresentação a 11ª edição do livro A condição humana de Hannah Arendt.
Professor de filosofia da Universidade Federal de Goiás desde 2006, Adriano Correia é o atual coordenador do programa de mestrado em filosofia da instituição. Graduou-se em filosofia na PUC-Campinas em 1995 e concluiu o doutorado em filosofia na Universidade Estadual de Campinas em 2002. Desenvolve pesquisas nas áreas de filosofia política, ética, história da filosofia, filosofia do direito e estética, discutindo principalmente os seguintes autores: Hannah Arendt, Michel Foucault, Immanuel Kant, Giorgio Agamben, Friedrich Nietzsche. Seu projeto atual de pesquisa visa examinar a relação entre natureza e política. Publicou vários artigos em periódicos especializados, assim como capítulos de livros e traduções de textos filosóficos. Tem dois livros publicados, como organizador: "Transpondo o abismo: Hannah Arendt entre a filosofia e a política" (Forense Universitária, 2002), "Hannah Arendt e a condição humana" (Quarteto, 2006). Como co-organizador, publicou, junto com Mariangela Nascimento "Hannah Arendt: entre o passado e o futuro" (Ed. UFJF, 2009). Publicou ainda o livro "Hannah Arendt" (Jorge Zahar, 2007). Recentemente fez a apresentação e revisou a tradução da obra "A condição humana", de Hannah Arendt (publicada no início desse ano pela Forense Universitária).