Londrina, Segunda-Feira, 18 de Novembro de 2019 -  Busca

20/09/2012

Eduel passa a integrar a rede SciELO Livros

A Editora da Universidade Estadual de Londrina (Eduel) é uma das três novas editoras universitárias que passam a integrar a rede SciELO Livros que indexa e publica coleções online de obras acadêmicas com o objetivo de ampliar seu impacto, visibilidade, divulgação e uso.

Além da Eduel, a Editora da Universidade Estadual da Paraíba (EDUEPB) e a Editora da Universidade Federal de São Carlos (EdUFSCar) passaram a integrar a rede. O ingresso das novas editoras foi aprovado pelo comitê científico do SciELO Livros.

Lançado há cinco meses pelo consórcio formado pelas editoras da Unesp, da UFBA e da Fiocruz e pela Associação Brasileira de Editoras Universitárias (ABEU), a Rede SciELO Livros conta agora com seis editoras universitárias brasileiras.

Os livros publicados pelo SciELO Livros são selecionados segundo controles de qualidade aplicados por um comitê científico e os textos em formato digital são preparados segundo padrões internacionais que permitem o monitoramento de acesso e de citações.

As obras podem ser lidas nos leitores de ebooks, tablets, smartphones e computadores em geral e acessadas a partir do Portal SciELO Livros ou por meio de buscadores da Web. Serão publicadas também por portais e serviços de referência internacional. As coleções das editoras incluem livros com acesso aberto e para comercialização.

Para esta primeira etapa a Eduel submeteu seis obras para avaliação da SciELO, das quais todas foram aprovadas para acesso comercial.

Os livros que inauguram esta parceria são: "Duas ou três páginas despretensiosas-a crônica Rubem Braga e outros cronistas", do professor Luiz Carlos Simon; "Formação (Bildung), educação e experimentação em Nietzsche", do professor José Fernando Weber; "Histórias de Países Imaginários", organizado pelos professores Marcos Antonio Lopes e Renato Moscatelli; "As persistentes desigualdades brasileiras como temas para o ensino médio", organizado pelas professoras Angela Maria de Souza Lima; Ileizi Luciana Fiorelli; Maria José de Rezende; "Práticas de modelagem Matemática na Educação Matemática", organizado pelas professoras Lourdes Maria Werle de Almeida;Jussara de Loiola Araújo; Eleni Bisogni e "Violência, indisciplina e educação", organizado pelas professoras Leoni Maria Padilha Henning e Maria Luiza Abbud.

O SciELO Livros é parte do Programa SciELO da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e seu desenvolvimento se realiza em parceria com a Associação Brasileira de Editoras Universitárias.

A Rede SciELO Livros compartilha objetivos, recursos, metodologias e tecnologias com a Rede SciELO de periódicos científicos de modo a contribuir com o desenvolvimento da comunicação científica em ambos meios de publicação.

De acordo com a Scielo, as informações sobre as novas Editoras e, suas respectivas publicações em formato e-book, já estão sendo organizadas para, em um prazo de até 20 dias, já estarem acessíveis no site da Instituição.

Mais informações sobre a SciELO Livros podem ser obtidas no endereço http://books.scielo.org/.

10h05 Pesquisadora mobiliza rede municipal de Jataizinho e reforça educação ambiental
  09h39 Pró-reitoria de Graduação divulga prazo para renovação de matrícula
  09h13 Laboratório de Performance apresenta concerto de violino e piano
  10h19 Coordenadora do NEAB analisa os 15 anos de cotas raciais na UEL