Londrina, Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024 -  Busca

Dia C da Ciência divulga pesquisas e projetos da UEL (com foto)

autor: Agência UEL

Ação nacional contou com apresentação de alunos e professores da graduação e pós-graduação

A Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PROPPG) promoveu nesta quarta-feira (25), no Pátio do Restaurante Universitário, o Dia C da Ciência - A Ciência faz toda diferença, que integra a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. O objetivo é promover a divulgação científica das universidades brasileiras. Na UEL, a iniciativa contou com apresentação de pesquisas e projetos de diversas áreas desenvolvidas por alunos e professores da graduação e pós-graduação.

A iniciativa é vinculada ao Colégio de Pró-reitores de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (COPROPI/ANDIFES). "É a primeira vez que um evento dessa natureza acontece na universidade, sendo assim isso é apenas uma mostra das pesquisas que são desenvolvidas nas diferentes áreas como: Odontologia, Ciência Animal, Farmácia, Ciências Humanas entre outras que não puderam comparecer hoje", resume o diretor de Pesquisa da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PROPPG), professor Fábio Pitta. Segundo ele, Dia C da Ciência incentiva a popularização da prática da ciência, ao mesmo tempo em que mostra como as pesquisas podem melhorar a vida das pessoas.

Campus Universitário recebe o Dia C de Ciência pela primeira vez

Uma das tendas expostas no Dia C da Ciência da UEL recebeu projetos de pesquisa do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT), no qual a UEL coordena a área da cadeia produtiva do leite, sob responsabilidade do pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, professor Amauri Alcindo Alfieri. "Este dia C da Ciência ajuda a popularizar as pesquisas que desenvolvemos aqui na Universidade, mostrando a aplicabilidade e multidisciplinaridade delas", aponta o pró-reitor.

O INCT tem como objetivo apoiar atividades de pesquisa de alto impacto científico em áreas estratégicas. Na UEL também integram a pesquisa professores do Departamento de Medicina Veterinária Preventiva, Departamento de Zooctenia, do Centro de Ciências Agrárias (CCA), além de pesquisadores do Centro de Ciências Biológicas (CCB) e outras 15 instituições.

Essa cadeia de atuação evita a sobreposição de pesquisas e envolvem alunos da graduação e pós-graduação integrando produção, reprodução, sanidade, clinica e leite. Dentro desse projeto, o professor Marcelo Seneda, do Departamento de Clínicas Veterinárias, da área de reprodução. Ele também explica a importância da ação na UEL. "Sentimos a necessidade dessa aproximação com a sociedade para mostrar para as pessoas o que fazemos. Assim, é uma oportunidade de receber comentários e críticas do público", apontou o professor,

Os alunos de graduação e pós-graduação do curso de Farmácia, do Centro de Ciências da Saúde (CCS), aproveitaram a oportunidade para mostrar as pesquisas na área de tecnologia cosmética, além dos diferentes produtos que são desenvolvidos no Laboratório de Ciência Farmacêutica. "Aqui trouxemos os produtos com inovação tecnológica e com potencial de patente, trabalhamos com princípios ativos naturais. Eles não têm toxidade e não geram multirresistência bacteriana", explicou a professora da área de Ciências Farmacêuticas, Audrey Lonni.

Na área de Ciências Humanas, o grupo de pesquisa Estudos Culturais, Política e Mídia - História esteve presente para mostrar os diferentes projetos que permeiam o tema "A inserção brasileira em um sistema internacional em transformação: alcances e possibilidades na segurança", sob a coordenação do professor do Departamento de História, José Miguel Arias Neto, que investiga a imprensa militar no século XIX e XX no Brasil e na Argentina.