O Centro de Letras e Ciências Humanas - CLCH - no início, era apenas o Centro de Ciências Humanas e funcionava junto ao Grupo Escolar Hugo Simas.
Transferiu-se para o Campus, em 1973, onde ocupou o prédio atual, na época inacabado. Foi o primeiro Centro a mudar-se para o Campus com casa nova.
É o Centro que mantém mais afinidade com a sua origem, a ex-Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Londrina – FAFILO – mantendo até hoje 3 (três) dos 4 (quatro) cursos pioneiros do Ensino Superior na região: - Letras, em duas modalidades, Português com Inglês (Anglo-Germânicas), Português com Francês (Neolatinas) e História. O quarto Curso pioneiro foi Geografia, deslocada para o Centro de Ciências Exatas, em 1974.
No Centro de Ciências Humanas tiveram origem os Cursos de Educação Artística, de Biblioteconomia e de Jornalismo, que, antes mesmo de começarem a funcionar, compuseram o Centro de Comunicação e Artes – CECA. O Curso de Psicologia criado, em 1972, integrou-se ao Centro de Ciências Biológicas, indo, posteriormente, para o Centro de Ciências Humanas até 1975, quando voltou a compor-se com o Centro de sua origem.
Em 1973, foram criados no Centro de Ciências Humanas os Cursos de Letras Vernáculas e Ciências Sociais, de longa duração; Letras e Ciências Sociais, de curta duração, funcionando em período de férias. Estes, por falta de procura, tiveram vida efêmera. Já o Curso de graduação em Filosofia foi criado, em 1974, e desativado em 1975. Pesaram para sua desativação, motivos políticos e a pouca procura por parte dos alunos.
Ainda em 1974, O Departamento de Letras pôs em funcionamento um Curso de Especialização em Teoria da Literatura e Literatura Brasileira que passou por várias reestruturações e que se mantém até hoje, tendo dado origem ao Curso de Mestrado em Letras, em 1993.
A baixa procura pelos Cursos de História e Letras Franco-Portuguesas ocasionou a sua desativação na segunda metade da década de 1970, sendo ambos reativados, posteriormente. Sobressaiu na reativação do Curso de História a Professora Doutora Maria Apparecida Silva que veio da Universidade de Brasília, sendo que o início de sua carreira no Ensino Superior ocorreu na ex-Faculdade Estadual de Filosofia de Londrina.
Em 1992, o Curso de Filosofia foi reativado. É de se notar que desde 1982, a área de Filosofia vinha trabalhando intensamente para a criação de seu Departamento e pela reativação do Curso de graduação. Até então a área funcionava anexa ao departamento de História. Desde 1982, a área mantinha o Curso de Especialização em Filosofia-História do Pensamento Brasileiro. Em 1990, conseguiu a criação de seu Departamento.
Ainda em 1990, o Departamento de Letras foi desmembrado em dois: Departamento de Letras Vernáculas e Clássicas, e Departamento de Letras Estrangeiras Modernas. E, em 1993, passou a funcionar o Mestrado em Letras – Língua e Literaturas Portuguesa e Brasileira.
O Centro de Ciências Humanas mantém anexo como órgão suplementar o Museu Histórico de Londrina Padre Carlos Weiss. Funcionam ainda junto a ele o Centro de Documentação e Pesquisa Histórica e o Laboratório de Línguas, onde são mantidos os seguintes Cursos que atendem a comunidade em geral: japonês, inglês, francês, italiano, espanhol e alemão.
Em 1986, foi criado junto ao Centro de Letras e Ciências Humanas por professores e alunos o Centro de Estudos Lingüísticos e Literários do Paraná – CELLIP – que no terceiro encontro realizado, em 1989, já contava com cerca de 750 (setecentos e cinqüenta) membros. Por ocasião do primeiro seminário, em 1987, o Professor Doutor Durvali Emílio Fregonezi, seu primeiro presidente, numa circular, escrevia: “O CELLIP começou como todas as associações: um grupo de professores e alunos arregaçou as mangas, pegou o sonho de muitos e colocou-o em prática (...) Temos certeza de que o sonho de professores e alunos é comum, daí a convicção no sucesso”.
Reúne-se o CELLIP, cada ano, em uma cidade do estado do Paraná, que tenha Instituição de Ensino Superior ou Universidade. A cidade escolhida organiza o evento e se encarrega de publicar em anais as comunicações do ano anterior. O CELLIP tem por objetivo a disseminação dos estudos da comunidade acadêmica, principalmente do Estado do Paraná, e tem sua sede, em Londrina.
O Centro de Letras e Ciências Humanas - CLCH é o único Centro de Estudos da Universidade que mantém um periódico funcionando regularmente, o BOLETIM do Centro de Letras e Ciências Humanas. Na realidade, o BOLETIM do CCH é uma revista que não mudou de nome por implicações técnicas e burocráticas. Tem já 29 (vinte e nove) números publicados nos 16 (dezesseis) anos de sua existência, somando cerca de 225 (duzentos e vinte e cinco) trabalhos e com 3.000 (três mil) páginas. Sai regularmente no final de cada semestre letivo.
No primeiro semestre de 1995, começou a funcionar no Centro de Letras e Ciências Humanas - CLCH um serviço de extensão à comunidade denominado Escritório de Textos e que faz correção de teses, monografias, dissertações e, orienta as pessoas sobre como proceder na elaboração destes trabalhos. Junto ao Escritório de Textos funciona o serviço de pronto-socorro gramatical com o nome de Disque-Gramática aberto à comunidade em geral.
Desde suas origens foram Diretores do Centro de Letras e Ciências Humanas - CLCH os seguintes Professores:
João Mórmul
1970
Donato Parizotto
1971~1976
Jorge Cernev
1976~1980
Joaquim Carvalho da Silva
1980~1983
Donato Parizotto
1983~1984
Olympio Luiz Westphalen
1984~1986
Leda Lovato
1986~1990
Joaquim Carvalho da Silva
1990~1994
Ana Cleide Chiarotti de Cesário
1994~1998
Esther Gomes de Oliveira
1999~2002
Cristiano Gustavo Biazzo Simon
2002~2006
Ludoviko Carnasciali dos Santos
2006~2010
Mirian Donat
2010~2014
Ronaldo Baltar
2014~2018
Viviane Bagio Furtoso
2018~2022
Desempenham(ram) as funções de Secretários:
Mário Tacahashi
Neusa Maria O. Massarutti
Maria Inês Parizotto da Costa
Ivani Joana D´Arc F. Moreira
Leila Terezinha F. B. Rosa
Reginaldo Ferreira da Silva
...em atividade...
Referência(s) Bibliográfica(s):
SILVA, Joaquim Carvalho da. Peroba-rosa: UEL – 25 anos. Editora da UEL. Londrina, 1996. pg. 71-74.