ALGUMAS INFORMAÇÕES QUE VOCÊ PRECISA SABER!
Coordenadora: Profa. Dra. Melissa Ferreira Portes
Vice-Coordenadora: Profa. Dra. Mabel Mascarenhas Torres
Membro: Profa. Dra. Evelyn Secco Faquin
Contato: 3371-5846 Email: colcesa@uel.br
1. Legislação referente à criação, autorização e reconhecimento do Curso
Resolução UEL 100/72 de 25.05.1972
Início das atividades em 16.02.73
Reconhecimento do curso - Decreto 81.727/78 de 24.05.1978
Publicação no Diário Oficial da União - D.O.U. em 26.05.1978
2. Legislação referente ao Curso (Diretrizes do MEC)
Lei de Diretrizes e Bases - LDB 9394/1996
Diretrizes curriculares - Parecer 492 de 03.04.2001
3. Legislação que regulamenta a Profissão que o Curso habilita a exercer
Lei 3.252 de 27.08.1957 - dispõe sobre a profissão
Decreto 994 de 15.05.1962 - regulamenta a Lei 3.252/57
Lei 8.662 de 07 de junho de 1993 - revoga a Lei 3.252/57
DIRETRIZES DO MODELO POLÍTICO-PEDAGÓGICO
· Apreensão crítica do processo histórico como totalidade;
· Investigação sobre a formação histórica e os processos sociais contemporâneos que conformam a sociedade brasileira, no sentido de apreender as particularidades da constituição e desenvolvimento do capitalismo e do Serviço Social no país;
· Apreensão do significado social da profissão desvelando as possibilidades de ação contidas na realidade;
· Apreensão das demandas - consolidadas e emergentes - postas ao Serviço Social, visando a formulação de respostas profissionais adequadas às tensões que caracterizam o contexto atual da profissão;
· Exercício profissional cumprindo as competências e atribuições previstas na legislação profissional em vigor;
· Abordagens de conteúdos teóricos a partir das exigências do cotidiano profissional;
· Domínio dos métodos de investigação e intervenção de forma a possibilitar a construção de conhecimento na área do Serviço Social.
OBJETIVOS DO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO
· Objetivos Gerais: formar assistentes sociais capazes de intervir e construir conhecimentos em uma dada perspectiva crítico-científica, considerando as demandas decorrentes da dinâmica da sociedade, do Estado e do próprio serviço social.
· Objetivos específicos:
1ª Série – levar o aluno a:
a) Conhecer os determinantes das desigualdades sociais como expressão da questão social;
b) analisar o surgimento e a consolidação da profissão.
c) adquirir habilidades necessárias à elaboração de trabalhos científicos e à vivência acadêmica.
2ª Série: levar o aluno a:
a) conhecer as formas de intervenção do Estado na questão social;
b) conhecer as propostas de intervenção profissional;
c) assumir postura ética com relação à ação profissional;
d) desenvolver habilidades básicas para a intervenção profissional.
3ª Série: levar o aluno a:
a) conhecer os instrumentos da administração e do planejamento social;
b) instrumentalizar o aluno para intervir nas várias áreas da política social;
c) das suporte ao aluno para o processo de intervenção supervisionada.
4ª Série: levar o aluno a:
a) aprofundar as principais questões abordadas durante o curso, através da reflexão dirigida e da elaboração de trabalho científico.
Perfil do bacharel em Serviço Social
· Profissional que atua na malha dos serviços sociais, formulando e implementando propostas para sua expansão e desenvolvimento, por meio de políticas sociais públicas, empresariais, de organização da sociedade civil e movimentos sociais.
· Profissional dotado de formação intelectual e cultural generalista crítica, competente em sua área de desempenho, com capacidade de inserção criativa e propositiva, no conjunto das relações sociais e no mercado de trabalho.
· Profissional comprometido com os valores e princípios norteadores do Código de Ética do Assiste Social.
· Profissional capacitado para ser gestor, de forma a saber planejar, gerir e administrar serviços sociais.
· Profissional habilitado para intervir, através do uso adequado de estratégias, instrumentos e técnicas na relação direta com a população usuária de serviços sociais.
DIRETRIZES DOS ESTÁGIOS
Denominação: Estágio Supervisionado